Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro (MILTe) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) será realizada de 25 de janeiro a 2 de fevereiro no Teatro Universitário de Maringá (TUM), localizado no campus sede. O evento, uma das maiores iniciativas culturais da cidade e da região, traz apresentações e oficinas gratuitas e abertas ao público.
O evento conta com a participação dos alunos do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM, que apresentarão seus trabalhos e pesquisas realizadas durante o semestre letivo. O objetivo da MILTe é compartilhar com a comunidade os resultados pedagógicos e artísticos dessas produções.
Programação:
- “A cada qual seu papel”
25 de janeiro, às 19h30
14 anos. Duração: 60 minutos.
Um ensaio de teatro é invadido por cinco personagens, que buscam encontrar um autor para suas histórias. O espetáculo mistura aspectos sentimentais e questões filosóficas sobre o fazer teatral. - “Amor, Aliens & Lixos”
26 de janeiro, às 19h30
14 anos. Duração: 45 minutos.
Uma mistura de comédia e crítica social, abordando personagens em situações cômicas que discutem temas como extraterrestres e comportamentos humanos. - Oficina “Introdução ao Sistema de Stanislávski”
27 e 28 de janeiro, das 14h às 18h
Capacidade: 20 vagas. 16 anos.
A oficina será ministrada pela professora Lígia Borba e abordará elementos do Sistema de Stanislávski, como atenção, relação, adaptação e imaginação. - “É o Jeito”
27 de janeiro, às 19h30
14 anos. Duração: 45 minutos.
Experimento cênico que mistura textos clássicos e contemporâneos, discutindo temas como memória, identidade e dinâmicas de poder. - 6ª Roda de Pesquisa: Diálogos, Propostas e Conceitos da Investigação em Arte-Educação
28 de janeiro, às 9h
Livre.
Apresentação pública dos artigos de alunos do curso de Artes Cênicas sobre temas de pesquisa relacionados ao teatro e à educação. - “Polifonias – Variação 4 | O voo começa nos pés”
28 de janeiro, às 17h30
Livre. Duração: 20 minutos.
Uma performance ecopoética inspirada na obra “Gaivota”, de Tchékhov, refletindo sobre a vida nas margens e a natureza. - X Encontro de Vivências Docentes em Teatro da UEM – Teatro na Escola
29 de janeiro, das 9h às 12h
Livre.
Compartilhamento de experiências de estágio de alunos do 3º ano do curso de Artes Cênicas, discutindo aspectos metodológicos e práticos do percurso de formação. - Mostra de Direção
30 de janeiro, às 19h30
Apresentação das cenas desenvolvidas na disciplina de Fundamentos de Direção Teatral. - “Oi, eu sou Otte”
30 de janeiro, às 19h30
A história de Otte, que lida com as características do TDAH e TEA, abordando o cotidiano do personagem com um olhar descontraído sobre suas vivências. - “Flores Azuis no Asfalto”
31 de janeiro, às 19h30
A cena explora o Transtorno Obsessivo Compulsivo, com um diálogo melancólico e intenso sobre a dependência de objetos inanimados. - “A Dona da Noite Maringaense”
1 de fevereiro, às 19h30
Um monólogo visceral de uma mulher que, durante uma crise de ansiedade, confronta seu passado marcado por violências. - “Edifício Paralelo”
2 de fevereiro, às 19h30
Um casal que, após a separação, lida com as memórias do relacionamento e a percepção de seu passado comum.
A programação completa está disponível no site da UEM e todas as atividades são gratuitas. A entrada para as apresentações será mediante retirada de ingressos, que podem ser retirados 30 minutos antes de cada evento no local.