Para reforço do monitoramento e prevenção de crimes, Prefeitura inicia operação Maringá Mais Segura

Município retomará serviços que estavam inoperantes e implantará novas ações, incluindo serviço tático de patrulhamento ostensivo na cidade.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Prefeitura de Maringá iniciou nesta quarta-feira, 15, a operação Maringá Mais Segura. A iniciativa, que fortalece a presença da Guarda Civil Municipal em espaços estratégicos para monitoramento e prevenção de crimes, teve início na Praça Raposo Tavares.

    Entre as medidas, estão a retomada de serviços de segurança que estavam inoperantes e a implantação de novas ações, incluindo o serviço tático de patrulhamento ostensivo. 

    O prefeito Silvio Barros destacou a importância do lançamento da operação na Praça Raposo Tavares e reforçou o compromisso com os avanços na área da segurança. “É uma virada de página iniciar o projeto nesta Praça, uma transformação na segurança pública da cidade. Com essa operação, reforçamos nosso compromisso em garantir que os maringaenses se sintam cada vez mais seguros a estarem em todos os espaços da nossa cidade. O bem-estar das pessoas é a nossa prioridade”, afirmou. 

    A operação Maringá Mais Segura reúne uma série de ações por toda a cidade. Uma das medidas é a implantação de bases da Guarda Civil Municipal em pontos estratégicos, como em Iguatemi. No distrito, o município realizará a estruturação de um imóvel para o funcionamento da base, mas de imediato já empenhou efetivo para atendimento e patrulhamento 24 horas.

    Outra medida anunciada é a utilização do micro-ônibus da Guarda Civil Municipal como ponto de policiamento móvel ou fixo em local estratégico. Inicialmente, o micro-ônibus estará localizado na região da Vila Olímpica. 

    Por meio da operação, serão implantadas a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), um serviço tático especializado, e a Patrulha Ambiental, para coibir crimes contra o meio-ambiente e de maus-tratos aos animais. Também serão retomados serviços como o patrulhamento com motos e a atuação do Canil, que estavam inoperantes e serão reestruturados para reforço da segurança pública. Durante o lançamento da operação, foi realizada demonstração com nose, uma substância análoga a drogas sintéticas, com a cadela Kiara do Canil da Guarda Municipal.   

    “Estamos assumindo um compromisso e vamos trabalhar para que nossa Guarda Municipal seja mais operativa e combativa, com a retomada de serviços que antes estavam inoperantes e a criação de novas estratégias de patrulhamento, incluindo um serviço tático especializado para atuar em situações sensíveis”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves. Ele destacou que as ações também incluem a integração com as demais forças de segurança e a otimização dos recursos disponíveis para aumentar a efetividade do trabalho desenvolvido.

    Comentários estão fechados.