Pesquisa afirma: Maringá e Cascavel são as únicas cidades do Paraná que seguirão crescendo até 2050

Projeção do Ipardes indica que Maringá e Cascavel, junto com Curitiba, continuarão com crescimento populacional até 2050, enquanto outras regiões do Estado devem registrar quedas na população.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A nova projeção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), divulgada nesta terça-feira (17), revela que a população paranaense ficará ainda mais concentrada nos grandes centros urbanos. Até 2050, 26 cidades devem concentrar cerca de 60% dos habitantes do Estado. Entre elas, Maringá e Cascavel se destacam como regiões em expansão, enquanto o restante do Paraná verá redução populacional.

    Atualmente, 22 municípios paranaenses têm mais de 100 mil habitantes, incluindo Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Esse número deve aumentar para 26 cidades até 2050, com Pato Branco e Paranavaí ingressando na lista. A projeção é positiva para Maringá, que, com 474 mil habitantes hoje, mantém sua trajetória de crescimento e continua como uma das maiores cidades do Estado.

    Curitiba e Londrina seguem como as duas cidades mais populosas do Paraná, com a capital ultrapassando 1 milhão de habitantes e Londrina chegando a mais de 500 mil. Cascavel, São José dos Pinhais e Ponta Grossa devem ultrapassar a marca dos 400 mil moradores, consolidando-se como centros urbanos importantes.

    Enquanto o Paraná verá um crescimento populacional até 2044, projetando 12,46 milhões de habitantes, a partir de 2045 a população começará a diminuir. A projeção também indica um envelhecimento acelerado da população, com um aumento significativo de idosos e uma redução do número de jovens.

    Confira os infográficos:

    Comportamento da população em 2050

    Image 7 26

    Comportamento das regiões

    Image 7 27

    Mudança no comportamento da população em 2045

    Image 7 28

    Comentários estão fechados.