Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Mais de 40 mil motocicletas podem ser beneficiadas com a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Maringá. Nessa sexta-feira (13), o Governo do Paraná sancionou um projeto de lei que isenta da cobrança do tributo motos de até 170 cilindradas. A medida entra em vigor já em janeiro de 2025.
Na Cidade Canção, são quase 48 mil motocicletas em circulação, segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Em todo o Paraná, isenção do imposto deverá atingir 77% da frota de motocicletas, algo em torno de 732 mil veículos.
A média do imposto cobrado desses proprietários é de R$ 474 — valor que, segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, vai ajudar as famílias com o orçamento de 2025.
O texto também internaliza mudanças que simplificam a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, tornando-a monofásica, e altera as regras de isenção do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD).
Em relação ao IPVA, o governador destacou que a medida é uma forma de valorizar e fortalecer os motoboys e entregadores de todo o Paraná, profissionais que ajudam a movimentar a economia do Estado. “São profissionais que geram emprego e renda, ajudando o nosso Estado a crescer”, disse Ratinho Junior.
Comentários estão fechados.