Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Por Assessoria de Imprensa
O prefeito eleito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado por uma delegação de lideranças políticas e empresariais do município, esteve nesta terça-feira (10) em Curitiba para uma reunião com o governador do Paraná, Ratinho Junior.
Durante o encontro, Barros apresentou pautas prioritárias para a cidade e reforçou a necessidade de parcerias estratégicas entre o governo do Estado e os deputados estaduais que representam a região.
“Estamos aqui para conversar com o governador sobre o que acontece na nossa cidade a partir do ano que vem. Esta conversa passa por todos os projetos estruturantes que Maringá pretende fazer em parceria com o estado”, afirmou Barros.
Entre os temas centrais apresentados na reunião, o prefeito eleito deu destaque ao projeto do polo aeronáutico de Maringá, que busca atrair indústrias do setor, alavancando o potencial do aeroporto local. Ele detalhou a proposta: “Maringá tem um diferencial que outras cidades não têm. Temos o terreno vizinho ao aeroporto, com acesso à pista, e o aeroporto está sob nosso controle. Nós definimos a política de ocupação, e o Estado, que é sócio, pode consolidar esse modelo como seguimento importante. Queremos colocar o polo aeronáutico para rodar imediatamente, construindo a infraestrutura necessária para que as indústrias possam se instalar.”
Um dos atrativos para as empresas é a concessão de terrenos com escritura definitiva. “No nosso caso, nós vamos entregar a escritura do terreno. Eles terão acesso à pista, mas quem construir lá o seu pavilhão industrial vai ser dono. Isto é um diferencial de competitividade”, ressaltou Barros.
Ratinho Junior reconheceu a importância do polo aeronáutico e elogiou o histórico de planejamento urbano de Maringá. “Maringá tem o histórico de ter bons projetos, e você, Silvio, tem uma contribuição importante nesse planejamento da cidade. Vai ser fácil a gente trabalhar juntos e ter bons projetos para pensar em conjunto. Temos interesse total em ajudar nesse processo”, declarou o governador.
Outro ponto debatido foi o Contorno Sul, uma obra essencial para melhorar a mobilidade urbana. “Já está mais do que na hora de tomar uma providência. Talvez pensar em trincheiras ou algo imediato para diminuir o problema, mas a duplicação é a solução definitiva”, afirmou Ratinho Junior, destacando o compromisso de destinar recursos para a infraestrutura da cidade.
Sobre a qualidade de vida e o modelo de gestão de Maringá, Ratinho Junior não poupou elogios. “É um orgulho danado ver o patamar que Maringá alcançou como comunidade. Planejamento e qualidade de vida que inspiram outras cidades e até o próprio governo. O CODEM e a maneira como vocês geram planejamento de longo prazo também nos balizaram aqui no governo para pensar o futuro.”
Barros enfatizou a importância de manter uma relação de ganho mútuo entre município e Estado. “A gente descobriu na vida que sempre é possível jogar um quadrante de ganho. Não precisa ser onde um ganha e outro perde. Quando esse grupo representa algum projeto, estamos trabalhando com esse quadrante. O Estado ganha, a sociedade ganha, a cultura ganha. O Paraná e o Brasil também ganham.”
O encontro também foi marcado pela demonstração de unidade política de Maringá. A presença da comitiva, que incluía lideranças empresariais de diversos segmentos, como o presidente da Acim, José Carlos Barbieri; o reitor da Unicesumar, Wilson Matos; Mohamad Ali Awada Sobrinho e José Roberto Matos, do Codem; a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclezia; o empresário Jefferson Nogaroli; e o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Vanalli; além dos deputados estaduais Maria Victória, Adriano José, Do Carmo, delegado Jacovós e Evandro Araújo, reforçou o compromisso de trabalhar conjuntamente pelo desenvolvimento da cidade. Na ocasião, também estiveram presentes a vice-prefeita eleita Sandra Jacovós, o presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná, Ricardo Barros, e a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti.
Comentários estão fechados.