PAS tem menor abstenção desde 2018; gabaritos provisórios estão disponíveis

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) aplicou provas a 22,3 mil estudantes de ensino médio neste domingo (1º), em 11 cidades do Paraná.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Mais de 22 mil estudantes de ensino médio prestaram, neste domingo (1º), as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    Conforme a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), a avaliação transcorreu com normalidade em todos os locais de prova distribuídos pelo estado do Paraná – além de Maringá, foram realizadas aplicações em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Ao todo, 22.392 estudantes compareceram à prova, o que representa 93,6% do total de inscritos – historicamente, as provas do PAS costumam ter baixos índices de desistência, de acordo com a CVU.

    Ainda assim, a abstenção de 6,4% foi a menor registrada pelo PAS desde 2018, quando apenas 5,7% dos candidatos faltaram à avaliação. “O tempo ajudou, porque não houve chuva, e os locais de aplicação foram bem espalhados, principalmente em Maringá. Dessa forma, os candidatos não tiveram problemas para chegar à prova. Esse conjunto de fatores contribuiu para a baixa abstenção observada”, celebrou a coordenadora da comissão, Márcia do Nascimento Brito.

    Participam do PAS estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas cadastradas junto à UEM. A avaliação ocorre de forma seriada: ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes realizam uma prova que contempla conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada etapa é acumulado e determina o escore final do estudante no concurso.Neste ano, o processo seletivo recebeu, ao todo, 23.926 inscrições – um aumento de 824 candidatos em relação a 2023. Os 3,2 mil inscritos na terceira etapa do PAS concorrem a 374 vagas em mais de 70 cursos de graduação da UEM – 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).

    O processo prevê o ingresso dos aprovados em março de 2025, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil – o próximo ano letivo terá início em março e término em dezembro do ano que vem.

    Outra novidade é que o PAS, assim como o Vestibular de Verão 2024, oferta vagas para cinco novos cursos de graduação da UEM – Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU). Recém-aprovadas, as novas graduações receberão estudantes pela primeira vez.Além disso, cursos já ofertados pela instituição serão desenvolvidos em novos turnos. É o caso da graduação em Música, no câmpus Maringá, que terá aulas em período matutino. Já os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, ambas do CAU, em Umuarama, passarão a ser ofertados no período noturno.

    Gabaritos provisórios já estão disponíveis

    O gabarito provisório das questões objetivas das três etapas do PAS está disponível desde às 10h desta segunda-feira (2) – é possível consultar o documento por meio do site do concurso ou do App Vestibular UEM. O resultado final do PAS será divulgado nos mesmos canais, em 31 de janeiro de 2025.

    Em cinco horas de avaliação, na tarde deste domingo (1º), os estudantes responderam a 40 questões de alternativas múltiplas e a uma redação com, no mínimo, 15 linhas. Os inscritos nas etapas 1 e 2 do PAS resolveram questões de conhecimentos gerais, língua portuguesa, literaturas em língua portuguesa e língua estrangeira. Já a prova destinada aos vestibulandos da terceira etapa incluiu, também, questões de conhecimentos específicos, a depender do curso pretendido.

    No âmbito da redação, os candidatos à primeira etapa do PAS tiveram de produzir uma resposta argumentativa sobre a importância da criminalização das práticas de bullying e cyberbullying na sociedade brasileira. Já os estudantes de segundo e terceiro ano do ensino médio foram desafiados a escrever comentários argumentativos sobre os temas “o colapso da Amazônia” e “o consumo excessivo de conteúdos fúteis nas redes sociais”, respectivamente.

    Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas no site do PAS e no App Vestibular UEM. Em caso de dúvidas, é possível consultar a Secretaria Virtual da CVU.

    Comentários estão fechados.