Com alvos em Maringá, PF deflagra operação contra tráfico internacional de cocaína

Operação Pó de Serra desarticula organização criminosa com atuação entre Brasil e Paraguai; PF apreende quase uma tonelada de cocaína.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Polícia Federal prendeu 17 pessoas nesta terça-feira (12) na Operação Pó de Serra, que tem como alvo uma organização criminosa atuante no tráfico internacional de cocaína entre o Brasil e o Paraguai. Segundo informações do GMC Online, cerca de 160 agentes da PF foram mobilizados para cumprir 63 mandados judiciais, incluindo 36 de busca e apreensão e 27 de prisão preventiva, nas cidades de Maringá, Umuarama, Guaíra e outras localidades do Paraná e Mato Grosso do Sul.

    As investigações, iniciadas em 2023 após uma apreensão de 53 kg de cocaína em Guaíra, revelaram que o grupo criminoso utilizava rotas no Paraguai e, posteriormente, distribuía a droga em cidades brasileiras. De acordo com o GMC Online, a organização é suspeita de ter traficado mais de 20 toneladas de cocaína desde 2020. Durante o processo investigativo, foram apreendidos aproximadamente uma tonelada de entorpecentes.

    A PF identificou que o grupo transportava a droga simulando casais em viagem para evitar suspeitas durante abordagens policiais. O transporte incluía destinos como Maringá, Curitiba, Balneário Camboriú, entre outras cidades do Sul do Brasil. Para descapitalizar a organização, a Justiça bloqueou bens e contas bancárias ligadas a 31 investigados, somando aproximadamente R$ 389 milhões.

    Segundo informações do GMC Online, a operação contou com o apoio da Interpol e de forças policiais do Paraguai. Os suspeitos responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, delitos que, combinados, podem resultar em penas de até 55 anos de prisão.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.