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Já são mais de duas décadas de atuação no ramo da Comunicação. Com passagens pela Assembleia Legislativa do Paraná, Câmara dos Deputados e também pelo Senado Federal, Denise Silva construiu uma sólida reputação no marketing político, se tornando uma referência a nível nacional. Tamanha bagagem resultou no convite do prefeito eleito de Maringá, Silvio Barros (Progressistas), para que ela assumisse a Secretaria Municipal de Comunicação (SeCom) a partir de janeiro de 2025.
O anúncio foi feito pelo próprio Silvio, através das redes sociais, no dia 31 de outubro. Redes que se tornaram e continuarão sendo parte integrante do trabalho da comunicação na futura gestão. Em entrevista ao Maringá Post, Denise falou sobre o novo desafio, afirmou estar preparada e disposta a realizar um trabalho de excelência.
“Acredito que o convite seja um reconhecimento ao trabalho prestado ao longo dos anos para o grupo político. Comecei a trabalhar com o Ricardo Barros quando tinha apenas 23 anos e, de lá para cá, são mais de duas décadas de muita dedicação. Também tive experiências fora de Maringá. Fiquei durante sete anos em Brasília, me tornei empresária no ramo do marketing político, me especializei, estudei e me sinto preparada para este cargo de tamanha relevância. Confesso que não tinha certeza sobre o convite, mas, de alguma forma, sentia que poderia acontecer. Durante a campanha, acabei desempenhando um papel muito importante na campanha do Silvio, que certamente foi uma das mais emblemáticas do Brasil. Estou muito feliz e disposta a realizar um trabalho de excelência na prefeitura, baseado nos valores que sempre me pautei: ética, lealdade, comprometimento e bom relacionamento com todos”, disse.
Formada em Jornalismo e com especialização em Comunicação Governamental e Marketing Político, Denise Silva reconhece a importância da comunicação digital. Além de ter atendido políticos em nove estados brasileiros, também foi a responsável pela implantação das redes sociais do Progressistas em nível nacional.
A Prefeitura de Maringá, por sua vez, também se tornou referência na comunicação pelas plataformas digitais. De acordo com a futura secretária de Comunicação, este é mais um elemento que a forçará a seguir em constante aprendizado.
“Me especializei em redes sociais nos últimos anos. Implantei as redes sociais do nosso partido, o Progressistas, a nível nacional. Também fiquei responsável pela gestão de redes para políticos renomados no âmbito nacional. Sempre acompanhei o bom trabalho realizado nas prefeituras brasileiras. Quero formar uma equipe moderna e atualizada nesta área, que muda diariamente, como toda a comunicação digital, que está em constante movimento. Eu mesma estarei em aprendizagem contínua para me atualizar e oferecer bons produtos, que prezem pelo interesse público, aos maringaenses”, afirmou Denise.
A busca pelo ‘equilíbrio’ na linguagem
Cada gestor público tem um perfil de atuação nas redes sociais, perfil este que, por vezes, acaba direcionando a linguagem que a própria instituição tem no digital. Sob a gestão Ulisses Maia (PSD), que incorporou como poucos a descontração das redes, os perfis da Prefeitura também adotaram uma comunicação mais ‘jovial’.
Se a linguagem bem humorada agradou a muitos, também foi resultado de críticas daqueles que esperam um perfil mais sério na comunicação pública. E como esta questão será gerida na gestão Silvio Barros? De acordo com Denise, o segredo é sempre buscar o equilíbrio.
“O grande desafio, como podemos considerar, é não “perder a mão”, não se deixar levar apenas pelo humor ou unicamente pelos memes. E, neste sentido, cada gestor tem a sua própria autenticidade, que é levada para as redes institucionais. O Silvio tem um perfil sério, polido. E, ao mesmo tempo, também entende o papel das redes. Durante a campanha, em muitos momentos, conseguimos deixá-lo mais descontraído e até produzir trends. Lá na Prefeitura, considerando a condição de gestor, vamos analisar com quais pautas poderemos trabalhar tons mais descontraídos, sem perder a seriedade requerida”, declarou.
Ainda na questão do equilíbrio citado pela futura secretária, Denise também afirma querer uma maior participação dos veículos tradicionais na gestão da comunicação com os maringaenses.
“Tenho ouvido de colegas jornalistas um clamor para que haja, também, uma comunicação mais tradicional. Ao longo dos anos, acompanhei de perto a transição da assessoria de imprensa do off-line para o on-line, mas acredito muito na comunicação tradicional para uma prefeitura, considerando que um órgão público precisa atender e lidar com todos os meios, todas as plataformas de comunicação. Então, vou trabalhar para que os colegas se sintam assistidos pela assessoria, com informações relevantes, de forma ágil e objetiva”, explicou.
Mescla entre experiência e juventude
Denise afirma já estar trabalhando na montagem da futura equipe da SeCom. De acordo com ela, o objetivo é montar um time que mescle a experiência, tão necessária dentro das redações, com a juventude, que entende a linguagem do digital.
“Estou recebendo bons currículos. Minha meta é mesclar experiência e juventude. Ou seja, profissionais que dominam o jornalismo mais tradicional e produzem textos e materiais de excelência, com profissionais mais jovens e que contribuam para que tenhamos uma comunicação moderna e digital. A gestão do Silvio Barros precisará de uma comunicação direcionada não apenas ao âmbito municipal, mas também aos públicos estadual, nacional e até internacional. E, para isso, vou precisar de uma equipe de ponta, a fim de garantir a eficiência desse processo”, finalizou.
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