Tempo estimado de leitura: 5 minutos
O pastel é um prato emblemático em Maringá, especialmente nas feiras-livres que ocorrem em diversos pontos da cidade. Nessas feiras, o pastel é um dos grandes atrativos, com uma clientela fiel que o consome até mesmo de manhã.
No Dia Nacional do Pastel, celebrado em 4 de outubro, o Maringá Post explorou as origens desse prato no Brasil e seu caminho até se consolidar como uma referência gastronômica na cidade.
Origem do Pastel
A origem do pastel, como o conhecemos no Brasil, remonta à culinária asiática. No entanto, historiadores ainda discutem se o pastel brasileiro tem suas raízes no gyoza, um pastel cozido de massa fina, ou no rolinho primavera (harumaki), uma massa crocante, recheada e frita.
O pastel ganhou força no Brasil na década de 1940, impulsionado pela imigração japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. A iguaria se popularizou, sobretudo, no estado de São Paulo, a partir do Porto de Santos, espalhando-se por todo o país e consolidando sua presença na gastronomia brasileira.
Em Maringá, as primeiras pastelarias surgiram na década de 1960 e, desde então, passaram a fazer parte da identidade culinária local.
Concurso Municipal de Pastéis de Feira
Em junho de 2024, foi realizado o Concurso para eleger o Melhor Pastel de Feira de Maringá, promovido pela Prefeitura em parceria com as secretarias de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, além da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo. O evento destacou a importância do pastel para a cultura local e celebrou os melhores sabores da cidade.
A pastelaria vencedora foi o Pastel do Tom, que atua desde a década de 1980 nas feiras-livres da cidade. O Pastel do Tom se orgulha por ser um pastel livre de conservantes e que prima por produtos artesanais e de qualidade.
O segundo lugar na votação popular foi conquistado pela barraca Tomio Pastéis e Salgados, com seu famoso Enroladão, enquanto o terceiro lugar ficou com Maykon Pastéis, que apresentou o Mini Ovo. Também participaram da competição a barraca Adelmo Pastel, com a receita do Pastedral, e as unidades da Cia do Pastel (Hissao e Yoshi), ambas oferecendo o clássico Mini Ovo.
Algumas das pastelarias mais tradicionais de Maringá
Roberto’s Pastel
A história do Roberto’s Pastel teve início em 1969, quando Toshinobu Koyama, conhecido como Sr. Roberto, começou a vender pastéis nas feiras livres de Maringá. Após testar diversas receitas, ele encontrou a fórmula ideal: uma massa saborosa e crocante, que logo conquistou os clientes. Hoje, a franquia conta com 9 lojas em Maringá e é quase um sinônimo de pastel na cidade.
Pastel do Tom
O Pastel do Tom foi fundado em 1980 e, em junho de 2024, a barraca conquistou o primeiro lugar no concurso de pastéis realizado pela Prefeitura. Utilizando matéria-prima de primeira e produtos artesanais, a massa sem conservantes se sobressai pela leveza e crocância. A tradição e o atendimento também são diferenciais apreciados pelos clientes.
A barraca está presente em quatro feiras semanais, de quinta a domingo, sempre no período da manhã.
- Quinta-feira (manhã | 7:00 – 12:00)
Praça Emiliano Perneta (Igreja São José) – Zona 03 – Maringá – PR, Brasil
- Sexta-feira (manhã | 7:00 – 12:00)
Av. Riachuelho (Praça Regente Feijó) – Zona 03 – Maringá – PR, Brasil
- Sábado (manhã | 7:00 – 12:00)
Av. Papa João XXIII (Catedral – Colégio Instituto) – Zona 02 – Maringá – PR, Brasil
- Domingo (manhã | 7:00 – 12:00)
Av. Mauá – Zona 01 – Maringá – PR, Brasil
Tomio Pastéis
O Tomio Pastéis está presente em diversas feiras-livres da cidade, com os locais e horários descritos abaixo. Além disso, trabalham com encomendas de terça-feira à domingo e no iFood, somente aos domingos.
- Terça-feira, das 16h às 21h30, no Praça de Todos os Santos
- Quarta-feira, das 16h às 21h, na Avenida Osíres Stenghel Guimarães (Conjunto Habitacional Karina)
- Sexta-feira, das 16h às 21h, na Rua Allan Kardec (Parque Avenida)
- Domingo, das 7h às 12h, na Rua Noel Rosa (Cidade Alta)
Maykon Pastéis
O Maykon Pastéis é tradicional nas feiras de Maringá, atendendo também em eventos na cidade. Veja os dias e locais de funcionamento:
- Segunda: R:Píon Francisco Alcalde
- Terça-feira: Av Guaíra/Parque São Pedro
- Quinta-feira: R. Olímpio Mendes da Rocha /praça 3 poderes
- Sábado: Posto Dubai
- Domingo: Seminário Santo Agostinho
Comentários estão fechados.