Paraná registra inverno mais quente desde 1997; Maringá quebra recorde de temperatura

Simepar aponta 2024 como o inverno mais quente nas últimas décadas; Maringá, Londrina e Paranavaí estão entre as cidades com maiores temperaturas.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O inverno de 2024 foi o mais quente registrado no Paraná desde 1997, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A cidade de Maringá, assim como outras no norte e noroeste do estado, bateu recordes de temperatura. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, o fenômeno foi influenciado pela redução de entradas de massas de ar frio e pelo efeito da ilha de calor em regiões urbanizadas.

    Curitiba registrou uma média de 15,9ºC durante o inverno, superando o recorde anterior de 2006, que era de 15,8ºC. Em Maringá, a última vez que um inverno tão quente foi observado foi em 2002. Outras cidades como Londrina e Paranavaí também apresentaram temperaturas acima da média histórica.

    De acordo com Kneib, o crescimento populacional e a expansão urbana, especialmente na capital, têm contribuído para o aumento das temperaturas devido à retirada de vegetação e à impermeabilização do solo. Além disso, houve poucas entradas de massas de ar frio no estado, o que manteve as temperaturas elevadas durante os meses de junho, julho e agosto.

    Comentários estão fechados.