O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, assinou, nesta semana, a ordem de serviço para a reforma de três quadras esportivas do câmpus sede, localizadas nas proximidades do Restaurante Universitário (RU). O espaço não é reformado desde 2008.
A empresa licitada para a obra deve iniciar os trabalhos na próxima segunda-feira (9). O prazo inicial para conclusão dos trabalhos é de 30 dias.
Conforme Vanalli, a restauração das quadras fortalece a política de permanência estudantil da instituição. “Esta obra de reforma tem uma importância muito grande para toda a comunidade da UEM. O investimento em reforma e melhoria de espaços esportivos é também um investimento em saúde, qualidade de vida e bem-estar para nossos estudantes e servidores, que poderão usufruir de um espaço novo, reformado e adequado para a atividade física”, afirmou.
“Onde estão presentes diariamente os nossos estudantes, a gestão deve estar presente também, com investimentos. Assim são as quadras, o Restaurante Universitário, os blocos didáticos e o câmpus como um todo”, finalizou o reitor.
O projeto de reforma prevê lixamento e pintura emborrachada dos pavimentos das quadras. Conforme a Prefeitura do Câmpus (PCU), a reforma é necessária para corrigir desgastes no piso e nas marcações das quadras, causados pelo tempo de uso. Além disso, a obra também visa padronizar as cores das quadras e criar uma atmosfera visualmente agradável, como forma de incentivar a prática de atividades físicas na UEM.
Local de ações de ensino, pesquisa e extensão do curso de Educação Física, a estrutura também é utilizada diariamente por estudantes e servidores da Universidade. São praticados basquete, futebol de salão e outras modalidades, já que uma das quadras é poliesportiva. A reserva dos espaços pode ser feita junto ao Departamento de Educação Física (DEF).
Além disso, as quadras esportivas configuram importantes ambientes de convivência e integração entre a comunidade acadêmica.
De acordo com a prefeita do câmpus, Doralice Aparecida Favaro Soares, a reforma das quadras esportivas fomenta, também, a integração entre as comunidades interna e externa da UEM. “Esta iniciativa reforça o compromisso da instituição em se abrir cada vez mais para a sociedade, permitindo que a comunidade externa conheça e se envolva com a nossa Universidade”, destacou.
Além do projeto de revitalização das quadras esportivas, a PCU atua em outras ações de melhoria na infraestrutura da UEM. Estão em andamento as obras de ampliação do Centro Cirúrgico e a construção da Unidade de Reabilitação Física e Mental e da Central de Resíduos de Serviços de Saúde, todas no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).
Também foram licitadas as ações de limpeza e manutenção do câmpus sede e a instalação da cantina do Bloco F05. Já a retomada das obras dos blocos I24 e C90 tem editais de licitação abertos, enquanto as empreitadas do Bloco das Engenharias, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU), da rampa de acesso de barcos, na Base Avançada de Porto Rico e da revitalização e ampliação das câmeras de segurança da UEM estão em processo pré-licitatório.
Além disso, a Gestão tem trabalhado em outras frentes, como a aquisição de uniformes para os servidores da vigilância, da limpeza e da manutenção, e a compra de materiais para a manutenção do câmpus. Outros projetos de engenharia e arquitetura devem ser encaminhados para licitação em breve.
Comentários estão fechados.