Professor aposentado da UEM publica livro sobre jornada de menino humilde que se tornou médico

O ginecologista e obstreta Luiz Nery acreditou que poderia superar obstáculos enxergando as oportunidades da vida.

  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    A história de um menino de família humilde que morou na zona rural, onde foi lavrador, depois residiu na cidade, trabalhou como engraxate e jornaleiro e, com muita perseverança, conseguiu o sonho de se tornar médico, acaba de se tornar livro. E o personagem desta história, agora imortalizada na obra recém-publicada, foi, por 28 anos, professor de Medicina na Universidade Estadual de Maringá, de onde se aposentou em 2023.

    Ler “A fascinante história de superação de um médico”, lançado pela Editora Appris, é fazer uma volta no tempo para entender a trajetória de vida de Luiz Nery, um ginecologista e obstetra apaixonado pela profissão de cuidar da saúde feminina, especialmente na fase de gestação. Ao escrever o livro, ele quis não apenas falar sobre a desafiadora história da vida dele, mas inspirar outras pessoas sobre como vencer obstáculos às vezes considerados intransponíveis.

    Nery sempre foi adepto da frase “onde as pessoas viam fracasso eu via oportunidades”, um mantra que, seguido à risca, conforme ele, o levou a alcançar o sucesso na vida profissional. Na obra de 90 páginas, o professor narra a história de um menino pobre da área rural do interior do Paraná. Acredita que a frase da qual era adepto fez com que alcançasse os objetivos, estilo resumido na expressão “Persistir sempre, desistir jamais”.

    “Nascido em berço humilde, entre campos verdejantes e o aroma da terra, vivi meus primeiros anos como lavrador. O sol escaldante e as mãos calejadas eram meus companheiros inseparáveis. Apesar da dureza da vida no campo, sonhava com algo mais, com um futuro que transcendesse os limites da minha pequena aldeia”, diz.

    Aos doze anos, segundo o autor, a necessidade acabou por levá-lo à cidade grande (Maringá), onde “as ruas movimentadas e o burburinho urbano eram um contraste gritante com a quietude da minha terra natal”. Nery se tornou engraxate, aprendendo a lidar com a disparidade social e a dura realidade da vida urbana. Observando as pessoas que transitavam na rodoviária, notou que os viajantes gostavam de ler jornais enquanto esperavam a próxima viagem. Decidiu, então, se tornar jornaleiro para aumentar a renda. “A cada venda, a cada notícia compartilhada, sentia-me mais próximo do meu sonho. A jornada foi longa, o menino foi crescendo e os obstáculos foram superados com perseverança e muita fé”, afirma. O tempo passou e, com ele, veio a oportunidade de ingressar em uma faculdade de Medicina. De acordo com Nery, a jornada foi árdua, marcada por privações e desafios. Mas a perseverança e a paixão pela medicina o impulsionaram a seguir em frente.

    O curso foi concluído em 1979, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Ele conta que a emoção de vestir o jaleco branco e a chance de poder ajudar o próximo eram uma sensação indescritível. “Minha história, marcada por superação e resiliência, é um exemplo de que os sonhos, por mais distantes que pareçam, podem se tornar realidade”, relata.

    “A fascinante história de superação de um médico” está à venda na forma impressa e digital (e-book), nas principais plataformas on-line, incluindo a da empresa Amazon. Comprando pelo site da Appris, é possível obter um desconto no preço.

    O autor

    Em paralelo à fascinante história de vida, Luiz Nery construiu uma sólida carreira na UEM. Foi médico-técnico e depois professor da disciplina de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, no Departamento de Medicina (DMD). A experiência dele na área de Ginecologia e Obstetrícia focou a ênfase em gestação de alto risco, onde tem atuado principalmente nos temas da mortalidade materna, ultra-sonografia, dopplervelocimetria e medicina fetal.

    Além da graduação, fez mestrado em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina e doutorado em Medicina também pela mesma instituição paulista.

    Ainda na vida científica, organizou eventos, orientou alunos, publicou artigos e conduziu diversas pesquisas. Ganhou vários prêmios e uma honraria como professor homenageado pelos formandos da turma de 1999.

    Também ocupou vários cargos administrativos, tendo sido, por exemplo, representante do Conselho Universitário e membro do Conselho Acadêmico de Graduação da UEM; e, entre 2003 e 2006, diretor médico do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), na gestão de Carlos Edmundo Rodrigues Fontes.

    Serviço

    41kkqdp1 Al
    Foto: Divulgação / UEM

    Livro: “A fascinante história de superação de um médico”

    Editora: ‎Artêra/Editora Appris – 1ª edição (20 julho 2024)

    Idioma: ‎ Português

    Capa comum: ‎ 90 páginas

    ISBN-10: ‎ 6525062314

    ISBN-13: ‎ 978-6525062310

    Dimensões: ‎14.8 x 2 x 21 cm

    Comentários estão fechados.