Prefeitura de Maringá abre licitação para construção de ciclovia na Avenida Tuiuti; custo pode chegar a R$ 8 milhões

Parceria para a obra, firmada com a Itaipu Binacional, havia sido anunciada em julho de 2023. De acordo com o memorial descritivo, ciclovia terá 4,4 quilômetros. Edital também contempla reforma da Praça Souza Naves.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Prefeitura de Maringá abriu, na manhã desta terça-feira (27), a licitação para a construção da ciclovia da Avenida Tuiuti. O edital encontra-se publicado no Portal da Transparência.

    De acordo com o memorial descritivo, a ciclovia terá 4,4 quilômetros de extensão, iniciados no entroncamento da Tuiuti com a Avenida Brasil e indo até o Contorno Norte Major Abelardo José da Cruz. Toda a construção será feita nos canteiros centrais da via.

    Ainda conforme o projeto básico, o edital contempla também a revitalização da Praça Souza Naves, nas proximidades da Rodoviária de Maringá. O valor máximo estimado do edital é de R$ 8 milhões.

    As empresas interessadas na construção podem apresentar suas propostas até o dia 13 de setembro. A vencedora será anunciada no mesmo dia, às 9h. O prazo de conclusão de toda a obra – incluindo ciclovia e revitalização da praça – será de 360 dias, a contar da assinatura da Ordem de Serviço.

    Convênio com a Itaipu Binacional

    A obra é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura de Maringá e a Itaipu Binacional, que tem como diretor-geral o maringaense Enio Verri, anunciado em julho de 2023.

    Na ciclovia, haverá quatro estações de apoio ao ciclistas, com ferramentas, bebedouros, bancos, biciletário e outros equipamentos. O projeto inclui ainda novos semáforos para pedestres, ciclistas, equipamentos de acessibilidade, sinalização tátil e outros aspectos que fazem parte de um estudo de tráfego, desenvolvido por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

    Segundo o PlanMob, as bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos na cidade, o dobro da média nacional, que é de 3%.

    Comentários estão fechados.