Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O trabalho de consolidação de Maringá como cidade tecnológica e inovadora em prol do bem-estar da população foi novamente reconhecido.
A Prefeitura recebeu o prêmio ‘Case de Tecnologia’, no Anciti Awards, pela implementação do assistente virtual ‘Doutor Ingá’, que faz parte da primeira fase do projeto ‘UBS Virtual’.
A premiação, promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), reconhece cidades e iniciativas de destaque em tecnologia da informação e inovação.
Lançado em dezembro do ano passado, o Doutor Ingá é um assistente virtual no WhatsApp utilizado para liberação de consultas, exames e cirurgias. Com a ferramenta, a liberação de consultas especializadas, exames e cirurgias foi otimizada na rede municipal de saúde.
O chatbot informa os pacientes sobre os procedimentos e envia a guia de liberação de forma online. Com isso, os pacientes podem confirmar ou cancelar o procedimento de forma fácil e rápida, sem precisar ir à Unidade Básica de Saúde (UBS).
Para o prefeito Ulisses Maia, a premiação reforça a importância dos investimentos em inovação e tecnologia para melhoria dos serviços públicos.
“Implementar ações de tecnologia e inovação é pensar no bem-estar da nossa população e na melhoria do acesso e oferta dos serviços públicos. Com essa solução para a saúde, tornamos o processo de agendamento mais ágil, sem necessidade das pessoas irem até a UBS, e também reduzimos as impressões em papel”, afirmou.
O Doutor Ingá é a primeira ferramenta do projeto ‘UBS Virtual’, que visa a adoção de novas ferramentas na saúde, incluindo a telemedicina, que passa por fase de testes para implementação. A ideia é ofertar alguns atendimentos de forma online, com médicos que já atuam no município. Com isso, haverá ampliação da oferta e mais comodidade ao usuário, que poderá receber atendimento em qualquer lugar que estiver.
Comentários estão fechados.