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Maringá tem a melhor educação municipal entre as 5 maiores cidades do Paraná. É o que apontam os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação.
A cidade conquistou nota de 7,2 nos anos iniciais do ensino fundamental, aumento de 10% em relação ao levantamento anterior em 2021, quando o Ideb foi de 6,5. A nota é uma das melhores da série histórica, que teve início em 2005, e acompanha o aumento dos investimentos realizados na educação municipal.
O Ideb de Maringá é maior que a média do Brasil, de 6, e de todas as cidades paranaenses, de 6,7. Entre as maiores cidades do Paraná, Maringá também lidera o ranking com o melhor resultado do Ideb. A capital Curitiba registrou Ideb de 6,3 e Londrina obteve 6,9. O município também superou os resultados de Ponta Grossa (6,5), Cascavel (6,8) e São José dos Pinhais (5,9).
“O novo resultado do Ideb reforça o nosso trabalho pela qualidade da educação pública de Maringá. O município ampliou significativamente os investimentos na área, com foco na valorização dos professores, na garantia de uma metodologia de ensino inovadora e na ampliação do ensino em tempo integral. Cuidar da educação é preparar o presente e o futuro da nossa cidade”, afirma o prefeito Ulisses Maia.
Desde 2005, quando o MEC iniciou a avaliação, o maior Ideb de Maringá havia sido registrado em 2019, quando a cidade obteve 7,2, o mesmo percentual de 2023. No levantamento anterior, em 2021, houve grande impacto da pandemia da Covid-19, mas a cidade ainda manteve a maior nota entre os grandes municípios do Paraná. Com o novo Ideb de 2023, Maringá também recuperou o índice registrado antes da pandemia e a maior nota registrada.
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia o aprendizado dos alunos em língua portuguesa e matemática. Na rede municipal de ensino, cuja gestão é de responsabilidade da Prefeitura, são avaliados os estudantes do 5º ano do ensino fundamental.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca que o município aplicou estratégias para monitoramento da aprendizagem a partir de simulados preparatórios e intensificou o diálogo com toda a comunidade escolar.
“Cada membro da equipe, desde os gestores até o corpo docente, funcionários administrativos, operacionais e os familiares desempenharam um papel crucial no processo de preparação dos alunos”, afirma.
De acordo com a secretária de Educação, além dos diversos projetos pedagógicos implantados e das formações para diretores, professores e supervisores, o município também investiu em projetos e programas na educação integral (ampliação da jornada escolar) com foco em todas as áreas do desenvolvimento infantil.
AVANÇOS NA EDUCAÇÃO
O Ideb reforça a qualidade da rede municipal de ensino de Maringá, resultado dos investimentos realizados pela Prefeitura. Neste ano, o município ampliou a cobertura do ensino integral para 75% das escolas municipais e ultrapassou a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que estabelecia que pelo menos 50% das escolas oferecessem a educação integral até 2024. O número de crianças alfabetizadas na rede municipal de ensino de Maringá é o maior entre as grandes cidades do Paraná. Na rede municipal de ensino, 80,5% das crianças alcançaram o patamar de alfabetização.
A valorização dos profissionais da educação, formações constantes e metodologia de ensino inovadora também impulsionam a qualidade da rede municipal de ensino. Além do projeto ‘Amigos da Leitura’, em que o processo de incentivo à leitura passou a ser feito de forma individual, o município intensificou as formações de língua portuguesa e matemática para os professores da rede municipal e implantou os projetos ‘Acelera’ e ‘Aprender Mais’, com oferta de atividades de português e matemática aos alunos no contraturno para a recomposição da aprendizagem.
Maringá também investe em estruturas físicas modernas e tem 15 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em construção ou reforma. Com investimento de R$ 190 milhões, o município tem quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em construção e outras quatro unidades com obras de reforma e ampliação, além de duas novas escolas municipais em construção e obras de ampliação e construção de novas salas em outras cinco unidades.
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