Agosto Dourado: Maringá realiza ações para gestantes e capacitações para agentes de saúde

Em Maringá, as atividades da ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’ começam nesta sexta-feira, 2, com uma capacitação sobre amamentação e prevenção de engasgo de bebês e crianças.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O mês de agosto é marcado pela campanha ‘Agosto Dourado’ e simboliza a importância do aleitamento materno. A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”. Em Maringá, as atividades da ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’ começam nesta sexta-feira, 2, com uma capacitação sobre amamentação e prevenção de engasgo de bebês e crianças. A abertura será às 13h no Auditório Dona Etelvina, localizado no bloco 7 da UniCesumar.

    As atividades da ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’ seguem até 14 de agosto e serão realizadas pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê de Aleitamento Materno. As palestras ministradas durante a abertura serão voltadas para agentes comunitários de saúde e vão abordar sobre a importância da amamentação, primeiros socorros e os malefícios do uso de bicos artificiais e a oferta do leite materno em copinhos para crianças de creches e berçários.

    A programação da ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’ também inclui atividades com grupos de gestantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. Mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, os bebês devem ser amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.

    Programação da ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’ de Maringá

    2 de agosto
    13h –
    Abertura da ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’
    Local: Auditório Dona Etelvina, no bloco 7 da UniCesumar, localizada na Av. Guedner, 1610

    Palestras:

    • Importância da amamentação, com a palestrante Lívia Bortolato Bassan. Ela é enfermeira e doula, membro da Rede IBFAN e membro da ILCA.
    • Malefícios do uso de bicos artificiais e a oferta do LM em copinhos nos CMEIs, com a palestrante Débora Kutne Willumsen. Ela é fonoaudióloga especialista em motricidade orofacial e disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Atua como tutora no método Mãe Canguru.
    • Primeiros socorros e manobras de RCP, com a palestrante Rafaely de Cassia Nogueira Sanches. Ela é mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, atua como professora na instituição e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa de Enfermagem em Cuidados Críticos.

    7 de agosto
    8h – Palestra do Comitê de Aleitamento Materno sobre os benefícios do aleitamento materno para o grupo de gestantes da UBS Império do Sol
    Local: UBS Império do Sol

    9 de agosto
    14h –
    Palestra do Comitê de Aleitamento Materno sobre os benefícios do aleitamento materno para o grupo de gestantes da UBS Alvorada III
    Local: UBS Alvorada III

    13 de agosto
    13h –
    Palestra do Comitê de Aleitamento Materno sobre os benefícios do aleitamento materno para o grupo de gestantes da UBS Ney Braga
    Local: UBS Ney Braga

    14 de agosto
    8h –
    Palestra do Comitê de Aleitamento Materno sobre os benefícios do aleitamento materno para o grupo de gestantes da UBS Parigot de Souza
    Local: UBS Parigot de Souza

    Comentários estão fechados.