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Se cada maringaense tirasse diretamente do próprio bolso o valor subsídio do transporte coletivo em 2024, teria pago, até o momento, R$ 44 para andar de ônibus – isso desconsiderando o valor da tarifa, de R$ 4,80 por viagem -. O cálculo foi feito pelo Maringá Post, com dados disponibilizados pela Prefeitura de Maringá.
De acordo com o município, de janeiro a junho foram pagos R$ 18 milhões em subsídios totais ao transporte coletivo, que somam o desconto na tarifa geral e as gratuidades. O valor, dividido por 409 mil moradores da Cidade Canção, daria aproximadamente R$ 44 por pessoa, levando em conta também quem não usa o sistema público.
Os valores pagos em subsídios pelo município para a empresa que faz a gestão da frota de ônibus podem ser consultados pela população, através do Portal da Transparência. Basta acessar a aba “Execução (Despesa)”, ir até a aba “Despesa por Projeto” e consultar “Manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do transporte público coletivo”.
Dos R$ 18 milhões pagos até o momento, são R$ 11 milhões em subsídios gerais (para reduzir o valor da tarifa) e cerca de R$ 7 milhões para o “Passe do Estudante”. De acordo com a Prefeitura de Maringá, os subsídios pagos até o momento estão dentro da projeção anual.
Atualmente, a tarifa geral do transporte é de R$ 4,80, com o município subsidiando cerca de R$ 2,25 por passagem. Conforme a planilha de custos de 2023, também disponível para consulta pública, o valor total da tarifa ao passageiro, sem descontos, deveria ser de R$ 7,05 para cobrir os custos do sistema.
De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024, o município planeja pagar, este ano, R$ 30 milhões em subsídios, o que daria cerca de R$ 73 por cada habitante. O valor é menor do que o pago ao longo de 2023, que foi de R$ 40 milhões. Em 2022, os subsídios chegaram a R$ 35 milhões.
Fluxo de passageiros segue abaixo dos 64 mil por dia
Ainda conforme dados fornecidos pela Prefeitura de Maringá, a cidade ainda não conseguiu recuperar, no transporte público, os números pré-pandemia. De janeiro a junho de 2024, 11,5 milhões de pessoas usaram o sistema. O número leva em consideração a quantidade de vezes que as catracas foram rodadas nos ônibus da cidade.
A quantidade é relativa a 1,9 milhões de passageiros por mês ou 63,8 mil por dia. Em entrevista ao Maringá Post em 2023, o secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, chegou a citar que antes da pandemia, 140 mil pessoas usavam o sistema diariamente.
“O fluxo de passageiros também orienta o custo. Antes da pandemia, eram 140 mil pessoas usando o sistema diariamente. Na fase mais severa da pandemia, foram apenas 40 mil usuários por dia. Hoje estabilizamos em 100 mil, que é um número positivo, mas ainda perdemos 40 mil pessoas que não voltaram a andar de ônibus”, afirmou na época.
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