Maringá amplia vacinação contra HPV para usuários de PrEP e grupos vulneráveis

Imunizante será aplicado a partir de quarta, 10, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Secretaria de Saúde de Maringá expandiu a vacinação contra o HPV conforme orientação do Ministério da Saúde. Agora, pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) podem receber a vacina quadrivalente, protegendo contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do Papilomavírus Humano, responsável por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres relacionados.

    A vacinação começará nesta quarta-feira, 10, em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para receber a vacina, os usuários de PrEP devem apresentar receita médica, documento pessoal e carteirinha de vacinação.

    Além disso, a vacinação abrange meninos e meninas de 9 a 14 anos, com aplicação de dose única, e está disponível para pessoas imunocomprometidas, pacientes com HIV/Aids, transplantados, pacientes oncológicos e vítimas de violência sexual, entre 9 e 45 anos. Os horários de vacinação em cada UBS podem ser consultados aqui.

    A Prefeitura de Maringá promove estratégias de prevenção combinada na rede pública de saúde, incluindo a oferta gratuita de PrEP e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA). Desde 2019, 1.300 pessoas iniciaram o tratamento com PrEP em Maringá, uma medicação que ajuda a prevenir infecções pelo vírus HIV.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.