Procon de Maringá celebra Dia do Imigrante com entrega de cartilhas multilíngues

O Procon tem cinco cartilhas de orientação para segmentos diferentes. A dos Imigrantes tem 12 páginas, com textos em português, espanhol e inglês.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Procon, da Prefeitura de Maringá, realizou na tarde desta terça-feira (25) uma ação especial sobre o Dia do Imigrante. Uma equipe do órgão de defesa do consumidor foi até a Casa do Imigrante e entregou cartilhas com orientações sobre as relações de consumo, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A atividade fez parte das ações municipais no Dia do Imigrante, celebrado em 25 de junho.

    “Essa é uma data muito importante porque Maringá é uma cidade acolhedora”, comenta o coordenador do Procon, Edjalma Alves. “As diversas ações e projetos da Prefeitura dão oportunidades de uma vida melhor para as famílias que saíram de seus países para viverem em Maringá”.

    O Procon tem cinco cartilhas de orientação para segmentos diferentes. A dos Imigrantes tem 12 páginas, com textos em português, espanhol e inglês. Há informações sobre o CDC, quais as práticas de consumo no Brasil, como funcionam as relações de consumo, os direitos do consumidor, prestação de serviços, como reclamar de um problema, os contatos do Procon, entre outros.

    SOCIAL – A Casa do Imigrante é um projeto da Prefeitura maringaense, coordenado pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) com parceria da Secretaria de Assistência Social, Políticas Sobre Drogas e Pessoa Idosa. O local no Jardim Universitário atende famílias que chegam de outros países e em breve será ampliado em um novo endereço.

    O gerente de Migrantes da Sejuc, Antônio Henrique da Silva, informa que cada família pode ficar até seis meses na Casa do Imigrante. Porém, a maioria não permanece tanto tempo abrigada porque logo consegue emprego e um lugar para morar com a família, pelas boas condições econômicas e sociais que Maringá oferece. As secretarias municipais ajudam os imigrantes com documentação, alimentação, psicólogo, encaminhamento para trabalho, entre outros.

    Maringá tem em torno de 23,3 mil imigrantes de 61 países. Entre eles de Angola, Arábia Saudita, Argentina, Benin, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Cuba, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Guiné, Haiti, Itália, Japão, Líbano, Marrocos, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Senegal, Síria, Tunísia, Ucrânia, Venezuela, entre outros.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.