Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Procon, da Prefeitura de Maringá, alerta para golpes que circulam pela internet, usando manipulação de imagens e áudios.
Entre os mais recentes estão um com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, falando sobre uma suposta indenização para quem teve seus dados pessoais vazados na internet.

“É mentira, não existe essa compensação para as supostas vítimas”, ressalta o coordenador do Procon, Edjalma Alves. “Não existe dinheiro fácil. Se você tiver dúvidas ou desconfiar da situação, não faça. Não clique em nenhum link”.
O golpe é completado com comentários fakes de quem já teria recebido o dinheiro e “estimulam” as pessoas a clicarem nos links. O que leva até o golpe, fazendo com o interessado forneça seus dados e perca dinheiro.
Também há golpes recentes usando as imagens do apresentador Ratinho, de jornalistas famosos, entre outros. Tudo é feito com Inteligência Artificial (IA), modificando a fala do video original.
REGISTRO
Caso você tenha caído em algum desses golpes, avise imediatamente o gerente de sua conta no banco, registre um Boletim de Ocorrência numa delegacia da Polícia Civil e registre uma denúncia no Procon.
CANAIS DO PROCON:
- Whats app: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
- Atendimento: 151
- E-mail: [email protected]
DIVULGAÇÃO
- Instagram: @proconmaringa
Texto: Andye Iore / Procon
Comentários estão fechados.