Maringá vai ganhar Parque Tecnológico do Tecpar para produção de vacinas

A estrutura também será um ecossistema de saúde, com foco na atração de empresas para pesquisa e desenvolvimento de novas soluções.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Com apoio e intensa articulação da Prefeitura de Maringá, o Governo do Estado apresentou nesta sexta-feira, 10, o edital de licitação para obra de infraestrutura do Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar em Maringá. O parque será implantado em um terreno de 95 mil metros quadrados localizado no Parque Industrial e que foi cedido pela Prefeitura.

    A apresentação ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e contou com a presença do governador em exercício do Paraná, Darci Piana e do prefeito Ulisses Maia, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada.  

    A unidade do Parque Tecnológico será responsável, futuramente, pela formulação, envase, embalagem e armazenamento de vacinas, consolidando a cidade como um polo farmacêutico e biotecnológico. A estrutura também será um ecossistema de saúde, com foco na atração de empresas para pesquisa e desenvolvimento de novas soluções. 

    O prefeito Ulisses Maia destacou a articulação do município com o Governo do Estado, autoridades e sociedade civil organizada para a implantação do Parque Tecnológico do Tecpar em Maringá. “É uma alegria vivermos esse dia de hoje. Trata-se de um marco que consolida o jeito de ser dos maringaenses, sempre unidos em prol do desenvolvimento da cidade. Olhamos sempre para frente e com foco no bem-estar das pessoas. É por isso que nossa cidade é a melhor do Brasil para viver”, disse. 

    O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, reforçou a importância da união de esforços para o desenvolvimento de um polo farmacêutico e de ciência na cidade. “Cada vez que venho a Maringá fico mais entusiasmado com essa união do setor privado com o público, que é um exemplo para o Brasil”, afirmou. 

    Para o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, a implantação do Parque Tecnológico em Maringá reforça o modelo de planejamento estratégico da cidade. Ele explicou que o projeto está previsto em três etapas: implantação da infraestrutura para atuação de empresas, obra da unidade de produção de fórmulas dietoterápicas e a construção da unidade do centro industrial de alta tecnologia para produção de vacinas humanas.

    Neste momento, será realizada a licitação da infraestrutura do Parque Tecnológico, que inclui o asfaltamento e cercamento da área e a construção de um prédio administrativo e central de utilidades, dentre outras edificações necessárias para o funcionamento do parque. A unidade de vacinas deverá ser licitada em 2025. 

    Para a unidade de produção de fórmulas dietoterápicas, o Tecpar firmou parceria com a Astra Medical Supply, empresa mexicana que deverá se instalar no Parque Tecnológico de Maringá após as obras de infraestrutura. O foco da empresa é a produção de fórmulas que são destinadas para pessoas com alergia ao leite. A previsão inicial é de geração de 50 postos de trabalho.  

    Durante a apresentação do edital de licitação, também foi firmado protocolo de intenções que garante parceria entre o Governo do Estado e a empresa H.Egídio Group. O acordo visa instituir a cooperação entre as partes na implementação de programas de intercâmbio, troca de informações e experiências no campo da pesquisa e desenvolvimento tecnológico para apoiar a consolidação do Tecpar em Maringá.

    Comentários estão fechados.