Prefeitura abre UBSs neste sábado, 13, para ′Dia D de Vacinação′ contra gripe e coleta de exame preventivo

O ′Dia D′ também é um momento importante para que toda a comunidade possa atualizar o esquema vacinal com outros imunizantes.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    Para reforçar a campanha de vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Maringá adere ao ′Dia D de Vacinação′ e mobiliza a comunidade para que compareça às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado, 13. Todas as UBSs, com exceção da unidade da Zona 7, estarão abertas das 8h às 17h para vacinar os grupos prioritários contra a gripe (confira em anexo a lista dos grupos prioritários). Além da vacinação, as UBSs realizarão coleta de exame preventivo mediante agendamento prévio.

    Para a vacinação contra a gripe é necessário levar carteirinha, documento pessoal com foto, CPF e documento atualizado para comprovação do grupo prioritário que pertence.

    O ′Dia D′ também é um momento importante para que toda a comunidade possa atualizar o esquema vacinal com outros imunizantes. Além da aplicação da vacina contra a gripe para os grupos prioritários, haverá vacinação de rotina e aplicação da vacina infantil contra a covid-19 (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos), com exceção da UBS Paulino, que vacinará apenas contra a gripe. O município aguarda o recebimento, pelo Ministério da Saúde, da vacina bivalente contra a Covid-19 e da Pfizer Pediátrica para retomar a aplicação com os imunizantes.

    A cerimônia oficial de abertura do ′Dia D de Vacinação′ será às 8h30 na UBS Quebec, localizada na Rua Letícia de Paula Molinari, 300, no Jardim Quebec. A secretária de Saúde, Karina Rissardo, destaca a importância da adesão da comunidade à campanha de imunização contra a gripe. Em Maringá, 167.345 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, mas até o momento pouco mais de 22 mil pessoas foram vacinadas.

    “A vacinação é um programa de família e faço um apelo especial para que as famílias levem as crianças, os idosos e demais familiares dos grupos prioritários para receberem a vacina contra a gripe. A vacinação é um ato de amor e precisamos garantir a proteção, principalmente das pessoas mais vulneráveis, antes do período de maior circulação do vírus, previsto para o inverno”, diz a secretária de Saúde.

    Para o ′Dia D′, cada UBS preparou atividades especiais para a comunidade. Além da vacinação, o município realizará coleta de exame preventivo em todas as unidades mediante agendamento prévio do procedimento. As mulheres devem procurar a UBS mais próxima da residência e realizar o agendamento do preventivo até sexta-feira, 12.

    Espaço Saúde

    Para aproximar os serviços de saúde da comunidade, a Prefeitura de Maringá realiza mais uma edição do ′Espaço Saúde′ neste sábado, 13. A iniciativa ocorrerá na UBS Quebec, das 8h30 às 13h, com atendimento odontológico, auriculoterapia, reflexologia, teste de glicose, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre prevenção ao mosquito da dengue, além de outras atividades. Também haverá distribuição de pipoca e algodão doce.

    Serviço:

    ′Dia D de Vacinação′ contra a gripe
    Quando: Sábado, 13, das 8h às 17h
    Onde: Todas as UBSs do município, exceto UBS Zona 7. Abertura será na UBS Quebec, às 8h30.

    ′Espaço Saúde′, com serviços de saúde gratuitos à população
    Quando: Sábado, 13, das 8h30 às 13h
    Onde: UBS Quebec, na Rua Letícia de Paula Molinari, 300, Jardim Quebec

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.