Por Murillo Saldanha / PMM
Nesta quarta-feira, 10, todas as 117 unidades escolares participaram de simulações de plano de abandono escolar. O objetivo foi preparar a comunidade para atuar de modo seguro em situações de emergência ou caso haja necessidade de saída emergencial.
O treinamento, previsto no calendário escolar, ocorreu no período da manhã e tarde nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. A ação, que envolveu os 40 mil alunos e cerca de 6 mil profissionais da rede municipal de ensino, foi realizada pela Secretaria de Educação e contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana.
Durante o treinamento, que simula uma situação de emergência, os alunos e profissionais precisam sair do prédio de forma rápida e segura. Para isso, cada unidade escolar tem três grupos de pessoas: a equipe do edifício, a equipe do ponto de encontro e a brigada escolar. Os grupos são formados por servidores e alunos e têm funções específicas para conduzir os ocupantes da unidade escolar até um ponto de encontro seguro.
A brigada escolar é o grupo formado pelos servidores da unidade escolar que realizaram o curso de formação de brigadistas escolares e que têm conhecimentos necessários para atendimento básico de emergência. A equipe do edifício, formada por servidores e alunos, é responsável pela operacionalização do abandono do edifício escolar, com a função de orientar a saída de todas as pessoas do edifício de forma organizada. A equipe do ponto de encontro deve cuidar da organização e controle no local de encontro, além de identificar a falta de pessoas que possam ter permanecido no interior da edificação.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explicou que cada diretor da unidade escolar recebeu as orientações para executar a simulação. “Apesar da data constar no calendário escolar, os alunos, professores e servidores não foram comunicados pela direção sobre o horário da simulação. Dessa forma, garantimos um treinamento mais próximo de uma eventual situação de emergência”, disse. Ela destacou que a ação é fundamental para que todos estejam preparados e saibam como agir em situações de incêndio ou outras emergências.
Foto: Fábio Reina / PMM
Comentários estão fechados.