Texto e foto: Andye Iore / PMM
Uma das principais ferramentas contra a dengue é a limpeza. Evitar que materiais descartados fiquem em área aberta, acumulando água e favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença. Por isso, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Maringá, realiza mutirões de limpeza, em parceria com as secretarias de Limpeza Urbana e de Fazenda. Em sete ações integradas realizadas em 2024, já foram coletadas mais de 50 toneladas de materiais descartados e lixo em residências, praças e terrenos.
Todo material de descarte irregular vai para o aterro sanitário. Os mutirões passaram por mais de 18 mil imóveis, orientando pessoalmente mais de 40 mil maringaenses, mobilizando quase 400 servidores municipais. “Nossas equipes não param”, comenta o secretário de Saúde, Clóvis Melo. “Trabalhamos até nos finais de semana num esforço conjunto para reduzir os riscos da dengue em Maringá”.
A Secretaria de Saúde programa novos mutirões de limpeza em abril. Quem verificar terrenos ou quintais com lixo acumulado pode solicitar a limpeza pelo telefone 156.
- DADOS DE 2024
- 7 mutirões
- 50 toneladas de materiais
- 18 mil imóveis
- 40 mil moradores
- 380 servidores
Comentários estão fechados.