Foto: Fernando Teramatsu/Maringá FC
No Campeonato Paranaense 2024, o Coritiba foi eliminado após um empate sem gols com o Maringá, no estádio Couto Pereira, pela partida de volta da semifinal. O jogo ocorreu neste domingo (24), e o Maringá manteve a vantagem adquirida no jogo de ida, onde venceu por 2 a 0.
O Coritiba precisava de uma vitória com três gols de diferença para avançar, mas não conseguiu superar a defesa do Maringá. O time da casa teve controle do primeiro tempo, porém, não converteu as oportunidades em gols. O jogador Arilson foi retirado de campo de ambulância devido a uma lesão na cabeça.
No segundo tempo, o Coritiba continuou atacando, mas não conseguiu finalizar com eficácia. Com esse empate, o time não alcança a final do estadual pelo segundo ano consecutivo, tendo sido eliminado nas quartas de final em 2023.
História do Maringá FC
O Maringá Futebol Clube foi fundado em novembro de 2010 e, em 13 anos, alcançou a final do Campeonato Paranaense pela segunda vez. O clube enfrentou o Coritiba na semifinal e liderou a partida de ida.
Dez anos atrás, o Maringá chegou à sua primeira final após eliminar o Coritiba, com uma vitória e um empate nas partidas semifinais. Apesar de não ganhar o campeonato, sendo derrotado pelo Londrina nos pênaltis, o evento marcou o primeiro ano do clube na primeira divisão do estadual.
Após esse período, o clube passou por mudanças na diretoria, foi rebaixado para a Segunda Divisão em 2016 e promovido em 2017. Em 2022, tornou-se uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), seguindo uma tendência entre os clubes brasileiros. Desde então, o clube retornou à primeira divisão e se estabeleceu como um competidor no campeonato.
O presidente do clube, João Victor Mazzer, mencionou que o projeto foi iniciado por pessoas de fora do futebol, incluindo diretores e empresários locais, com o objetivo de criar um clube que representasse a cidade. Com a transição para SAF, o clube atraiu acionistas e estabeleceu um calendário completo de competições.
A reestruturação financeira e a profissionalização esportiva foram focos do clube, com ênfase no desenvolvimento da base. O Maringá investiu em uma equipe técnica para a formação de jovens atletas e na captação local e nacional.
O clube adotou a estratégia de oferecer seus jogadores a equipes maiores, mantendo uma participação nos direitos econômicos. Nos últimos anos, negociou jogadores com outros clubes, contribuindo para o desenvolvimento de atletas.
A consistência do Maringá no Campeonato Paranaense e em competições nacionais, como a Copa do Brasil, contribuiu para o apoio da torcida local. O presidente enfatizou o compromisso do clube com a comunicação e o engajamento dos torcedores, resultando em um aumento do público nos jogos.
*Com informação, Um Dois Esportes
Comentários estão fechados.