Nesta quarta-feira (20), uma nova frente fria chega ao extremo sul do Brasil. No Paraná teremos um dia de bastante calor, já que predomina no estado uma massa de ar aquecida. Fica abafado em todas as regiões paranaenses neste primeiro dia de outono, com pancadas de chuva localizadas e trovoadas a partir da tarde.
Em Maringá, o dia começa ensolarado, mas há possibilidade de chuvas durante a tarde e à noite. Segundo o Simepar, a temperatura mínima será de 23 ºC, enquanto a máxima será de 33 ºC.
Na quinta-feira (21), uma frente fria avança rápido e muda o tempo em todo o Paraná. Este sistema frontal encontra um ambiente bastante quente no estado, condição que aumenta o risco de temporais (chuvas, raios e ventos fortes) durante o deslocamento deste sistema frontal.
Em Maringá, o sol predomina, mas podem ocorrer chuvas rápidas no decorrer do dia. Segundo dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as temperaturas devem variar entre 21 ºC e 33 ºC.
EXPECTATIVA PARA O OUTONO
O outono teve início nos primeiros minutos desta quarta-feira (20) e termina às 17h51 de 20 de junho. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será abafado e quente, seguindo o ritmo dos últimos dias, o que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. A menor temperatura prevista é 19 ºC em Guarapuava e as maiores serão em Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu (25 ºC).
O cenário climático global indica dissipação do fenômeno El Niño, que predominou durante o verão. Entra em cena La Niña, fenômeno climático que caracteriza o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial até atingir o ápice na primavera.
“A temperatura média do ar tende a ficar entre próxima e ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea, onde segue o padrão para a estação”, informa o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Estão previstos alguns períodos de temperaturas elevadas. As manhãs e noites tornam-se progressivamente mais frias.
O regime de chuvas tende a acompanhar a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e Região Metropolitana. A previsão para as demais regiões é de precipitação abaixo da normalidade. “Estão previstos períodos de tempo seco – os chamados veranicos –, bem como nevoeiros e os primeiros episódios de geada, característicos da estação”, observa o meteorologista.
O outono paranaense, em geral, caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio costuma ser o mês mais chuvoso. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, o que aumenta o intervalo entre as chuvas e as passagens de frentes frias. As maiores precipitações ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste. As menores são registradas no Norte.
Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a queda das temperaturas e períodos frios. Deve haver geadas nas regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.
Com informações da AEN
Comentários estão fechados.