Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Receita Federal do Brasil anunciou que, a partir desta sexta-feira, 15 de março, está aberto o período para entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024. Os contribuintes de Maringá têm até o dia 31 de maio para declarar e podem optar por destinar parte do imposto devido a fundos sociais locais.
Em 2023, cerca de 46 mil moradores de Maringá declararam o IRPF, resultando em uma arrecadação de aproximadamente R$ 38 milhões. Deste montante, R$ 1,5 milhão foi direcionado a fundos assistenciais por meio da escolha de 1.005 contribuintes, beneficiando projetos voltados para crianças, adolescentes e idosos.
Os fundos beneficiados são o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo de Promoção aos Direitos do Idoso (Pró-Idoso), que apoiam entidades com projetos sociais significativos. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido para essas iniciativas, sendo 3% para cada fundo, caso a opção seja feita diretamente na declaração de ajuste anual.
Essa medida permite que parte dos recursos permaneça no município, apoiando diretamente as instituições assistenciais locais e contribuindo para o desenvolvimento de ações sociais em Maringá.
*Com informações Assessoria de Comunicação / PMM – Felipe Augusto
Comentários estão fechados.