Prefeitura de Maringá alcança 40 mil castrações gratuitas

A marca de 40 mil castrações gratuitas foi impulsionada com o lançamento do aplicativo Petis, desenvolvido em 2019.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    Neste ano, a Prefeitura de Maringá chegou a 40 mil castrações gratuitas, com investimento de R$ 5,5 milhões. Os números são resultados do programa municipal de castrações criado em 2017.

    O prefeito Ulisses Maia destaca que o programa de castrações é uma das diversas políticas públicas instituídas para o cuidado dos pets.

    “A causa animal foi transformada em nossa cidade, a partir de investimentos, apoio aos protetores e trabalho técnico desenvolvido pela nossa equipe. Maringá é uma das cidades que mais realizam procedimentos, com uma média de 27 castrações por dia útil no ano passado”, diz.

    A marca de 40 mil castrações gratuitas foi impulsionada com o lançamento do aplicativo Petis, desenvolvido a partir do edital de inovação em 2019. A ferramenta garante transparência ao processo e facilita a solicitação do pedido pelos tutores. Além disso, no ano passado o município ampliou para nove o número de clínicas contratadas para realização de castrações e realizou 6.875 procedimentos.

    Para a secretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Ariane Louise, a marca histórica de castrações têm reflexo prático para a cidade, já que o número de animais em situação de rua foi reduzido em comparação com período anterior à criação do programa de castrações. “A castração é uma política de saúde pública e com foco no bem-estar dos pets. O procedimento também aumenta o tempo de vida dos animais e diminui o número de abandonos”, afirma.

    Como solicitar a castração

    O procedimento é destinado para cães e gatos, com no mínimo 3 meses e no máximo 7 anos da idade, de qualquer sexo, sem raça definida (vira-latas) e com boas condições de saúde. Os pets devem ser residentes em Maringá ou terem sido adotados na cidade (apresentar termo de doação).

    A solicitação deve ser feita pelo aplicativo Petis, disponível nas lojas de app para iOs e Android. É necessário preencher todos os dados e manter o aplicativo atualizado, já que toda a comunicação é feita pela ferramenta.

    Foto: Sedest

    Comentários estão fechados.