Óculos de tecnologia visual beneficiam alunos e professores com deficiência visual em Maringá

Os óculos foram entregues para 10 alunos e três professores de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais.

  • Foto: Rafael Macri/PMM/Reprodução

    Alunos e professores da rede municipal de Maringá com deficiência visual receberam nesta sexta-feira, 1º, óculos de tecnologia visual OrCam MyEye, que permitem ler textos em inglês e português, além de identificar cores, pessoas e produtos. Os óculos foram entregues para 10 alunos e três professores de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. A ação visa promover a inclusão e a qualidade da educação pública na cidade.

    Os óculos são equipados com uma câmera inteligente que lê textos em português e inglês em diversas fontes, como livros, revistas, jornais, cardápios, documentos, placas de ruas, textos no celular, tablets e computadores, embalagens, letreiros de lojas e placas indicativas. O aparelho também identifica cores e tonalidades, reconhece pessoas, rostos, informa a data e hora, cédulas de dinheiro (reais, dólares e euro) e produtos pelo código de barras. O aparelho funciona sem conexão à internet e lê de 100 a 250 palavras por minuto.

    Os óculos serão usados pelos alunos nas salas de aula e nas salas de recurso. A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, disse que os dispositivos vão ampliar as oportunidades de aprendizado dos alunos e a inclusão profissional dos professores com deficiência visual. “A nossa rede municipal tem um trabalho voltado à inclusão social e educacional. Os dispositivos vão melhorar as nossas atividades e garantir equidade de oportunidade de aprendizado aos alunos e inclusão profissional dos nossos professores”, disse.

    A professora Romana Neves Fagundes, de 41 anos, que tem baixa visão, recebeu os óculos e agradeceu pela iniciativa. “São novas portas que se abrem e que permitirão mais autonomia e acesso ao conhecimento. Minha eterna gratidão ao poder público de Maringá pelo cuidado e carinho com as pessoas que têm deficiência visual”, disse.

    Comentários estão fechados.