UEM é a 9ª melhor universidade do Brasil em impacto digital, diz ranking

A UEM ficou em 9º lugar no Brasil, no quesito “impacto”, que mede o número de redes externas e links que apontam para as páginas oficiais da universidade.

  • Foto: Reprodução/UEM

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil, da América Latina e do mundo em impacto e visibilidade digital, segundo o Webometrics Ranking of World Universities, que avalia a presença online das instituições de ensino superior. A UEM ficou em 9º lugar no Brasil, 16º na América Latina e 537º no mundo no quesito “impacto”, que mede o número de redes externas e links que apontam para as páginas oficiais da universidade.

    O ranking, publicado no fim de janeiro, é realizado pelo Cybermetrics Lab, grupo ligado ao órgão público de pesquisa da Espanha, o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). O estudo analisa fatores como o posicionamento da universidade na internet, a eficiência da instituição em expor a própria atuação e o impacto acadêmico para a comunidade externa, além da contribuição bibliográfica da entidade para a ciência, por meio de publicações e citações em artigos online.

    No ranking geral, que inclui também os indicadores “transparência” e “excelência”, a UEM ficou em 30º lugar entre as universidades brasileiras, 64º na América Latina e entre as 1.600 melhores do mundo. A UEM também foi a primeira entre as universidades estaduais do Paraná e a terceira entre as instituições públicas e privadas do estado.

    Para o chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Márcio Noveli, o Webometrics Ranking of World Universities é uma das principais ferramentas de avaliação acadêmica em âmbito internacional. “O resultado da UEM no ranking Webometrics é importante, pois fornece uma visão valiosa sobre a posição e o alcance global da instituição no cenário acadêmico digital”, afirmou.

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