Foto: Reprodução/Arquivo-PMM
Ação visa reduzir a população do mosquito transmissor da doença, que já registra alto número de casos na cidade
A partir desta sexta-feira, 16, no período da tarde, 12 bairros de Maringá receberão a aplicação do fumacê, um inseticida que mata o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A medida é uma das formas de enfrentar a doença, que já tem muitos casos confirmados e notificados na cidade.
O fumacê será aplicado em 702 quadras de áreas estratégicas, definidas com base no número de casos e no índice de infestação do mosquito. Os bairros que receberão o fumacê são:
- Parque Itaipu
- Jardim Diamante
- Jardim Piatã
- Vila Operária
- Jardim Dias
- Jardim Oriental
- Jardim Universitárioa
- Jardim Alvorada I
- Jardim Novo Oásis
- Alvorada II Ampliação
- Conjunto Residencial Branca Vieira
- Conjunto Habitacional Requião
O fumacê será aplicado em cinco ciclos, com um intervalo de três a cinco dias entre cada um. Isso significa que, se o carro do fumacê passar na sua rua em um dia, ele deve voltar em até cinco dias, dependendo do clima, até completar cinco aplicações.
O fumacê é um veneno e tem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para ser usado. Por isso, só algumas ruas dos bairros foram selecionadas. O inseticida é a última estratégia usada para combater a dengue e só é usado em áreas com maior incidência de casos da doença. O secretário de Saúde, Clóvis Melo, disse que a situação é crítica e que a cidade também realiza mutirões e ações diárias para combater a doença.
Para que o fumacê funcione, é preciso que a população tome alguns cuidados durante a aplicação. Veja aqui as respostas para algumas dúvidas comuns sobre o fumacê e a dengue.
Comentários estão fechados.