Por Felipe Augusto / PMM
Maringá chegou a 44,5 mil registros de microempreendedores individuais (MEIs) em 2023. O número representa um crescimento de cerca de 43% em relação a 2020, quando o município tinha 31 mil MEIs.
No ano passado, a Prefeitura de Maringá, por meio do Espaço do Empreendedor da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), realizou 16 mil atendimentos a microempreendedores individuais ou profissionais interessados em fazer a regularização.
A Prefeitura de Maringá investe em projetos para incentivar e ampliar negócios dos MEIs, com orientações, consultorias, formalização e acesso a crédito. “Os microempreendedores individuais representam parte importante na força econômica de Maringá. Com o Espaço do Empreendedor, esses profissionais recebem consultorias gratuitas para impulsionar seus negócios, além do acesso facilitado a linhas de crédito, o que permite maior investimento”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
Entre os projetos do município que impulsionam o empreendedorismo está o ′Empreend+ Maringá′, programa de capacitação profissional gratuita desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae. No ano passado, o projeto impactou mais de 600 pessoas, que receberam os certificados de participação no final do ano.
Atualmente, a atividade com mais registros de MEIs na cidade é promoção de vendas, com cerca de 3,8 mil registros. Na sequência, aparecem as atividades de cabeleireiro (2,9 mil), comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (2,2 mil), preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (1,8 mil) e obras de alvenaria (1,7 mil). No total, o Espaço do Empreendedor registra 317 atividades diferentes de MEIs.
Foto: Arquivo / PMM
Comentários estão fechados.