Maringá atende mais de 1.800 migrantes e refugiados de 24 países em 2023

Foram mais de 1.800 pessoas de 24 nacionalidades, que receberam acolhimento, documentação e oportunidades de emprego.

  • Foto: Arquivo – PMM

    A Prefeitura de Maringá realizou diversas ações para integrar e incluir socialmente os migrantes e refugiados que chegaram à cidade no ano passado. Foram mais de 1.800 pessoas de 24 nacionalidades, que receberam acolhimento, documentação e oportunidades de emprego.

    A Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes fez 826 registros nacionais migratórios e 119 refúgios em 2023. Cerca de 500 pessoas vieram para Maringá nesse período, principalmente da Venezuela, mas também de outros países da América, África, Ásia e Europa.

    O projeto ′Embaixada Solidária′, em parceria com a Embaixada do Haiti, beneficiou mais de 900 pessoas de Maringá e região com a emissão e renovação de passaporte e identidade. A embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, também celebrou seis casamentos durante o mutirão.

    Mais de 290 migrantes ou refugiados foram encaminhados para vagas de trabalho pela rede de atendimento do município. O Centro de Referência de Acolhimento ao Imigrante (Crai) ofereceu alimentação, documentação e outros cuidados para 12 famílias. O município também fez acompanhamento social e de saúde e doações de roupas, brinquedos e cestas básicas para os que estavam em situação de vulnerabilidade social.

    Comentários estão fechados.