OPINIÃO – Democrata cristã quer ser 1ª prefeita de Maringá, PT com candidatura própria e o fator Wilson Quinteiro

Cláudia Bocchi anuncia pré-candidatura como prefeita de Maringá: páreo duro para ela, que deverá disputar com Scabora, Barros, Mantovani, Marchese e Humberto Henrique.

  • Cláudia Bocchi anuncia pré-candidatura como prefeita de Maringá: páreo duro para ela, que deverá disputar com Scabora, Barros, Mantovani, Marchese e Humberto Henrique

    Por Wilame Prado*

    EY, EY, EY-MAEL
    Cláudia Bocchi é pré-candidata a prefeita de Maringá pelo Democracia Cristã (DC). O partido, embora pequeno por ter pouca representividade no Congresso Nacional, ficou famoso graças ao jingle do eterno candidato a presidente da República Eymael, “um democrata cristão”.

    QUER SER PREFEITA
    Cláudia tem um sonho: tornar-se a primeira prefeita de Maringá. O historiador e professor da UEM Reginaldo Dias me confirmou que não há, na história da política maringaense, nenhuma mulher prefeita ou vice-prefeita. Quem sabe a partir de 2025…

    ANIVERSARIANTE
    Ela visitou a Redação do Maringá Post nesta segunda-feira (15), dia em que completa 52 anos de idade. Animada com a idade nova, ela contou um pouco da história pessoal e profissional dela. Ela se tornou presidente do DC em Maringá, e agora está organizando a chapa para disputar as Eleições de 2024.

    MULHERES NO PODER
    Sem nomes para um vice, Cláudia revelou que a chapa para a disputa do Legislativo deverá conter 30 candidatos. A reunião deliberativa do DC de Maringá será dia 27 de janeiro, em alusão ao número da sigla, 27. Cláudia é conhecida por organizar movimentos que apoiem a inserção das mulheres na política. Servidora do gabinete do deputado estadual Tercílio Turini (PSD), ela representa o parlamentar na região da Amusep, onde tem desenvolvido este trabalho de fortalecimento da liderança feminina.

    `CRIA` DO QUINTEIRO
    Ela também já atuou em algumas campanhas políticas com Wilson Quinteiro, onde iniciou sua trajetória profissional em Maringá, cidade onde vive desde os 9 anos de idade. Ela nasceu em Fênix, na região de Campo Mourão. Cláudia optou pela dedicação exclusiva aos 2 filhos quando mais jovem, e disse que a vida dela mudou muito após os 40 e os 50.

    A FORÇA FEMININA
    “Estou tirando carteira de motorista agora, aos 52 anos, e também concluindo meus estudos. É por acreditar nas mudanças, e para melhor, que eu me coloquei à disposição da cidade de Maringá como pré-candidata a prefeita. A mulher sempre deu contato da rotina dupla e até da rotina tripla. Chegou a hora de a cidade ter uma prefeitura mulher para tornar a cidade ainda mais acolhedora e próspera”, disse Cláudia.

    POR FALAR NELE…
    Quem tem pressa, queima a boca e come cru. Wilson Quinteiro foi paciente. É um nome forte para as eleições municipais em 2024, mas optou pela cautela ano passado, não se filiando a partidos ou emitindo comunicados sobre a sua possível candidatura a prefeito.

    PREFEITO OU VICE?
    Em um dos encontros da Caravana Progressista do ex-prefeito Silvio Barros por bairros maringaenses, Quinteiro deu o ar da graça e chegou a comentar que apoiaria o principal nome do PP local para as eleições municipais. Mas as coisas mudaram.

    PRD ENTRA NO JOGO
    Quinteiro foi recentemente convidado a integrar o PRD – Partido Renovação Democrática. O presidente da sigla, José Ricardo Silva Franco, esteve em Maringá e se reuniu com o advogado maringaense. O PRD é resultado da junção de PTB e Patriota.

    BEM VOTADOS
    Um detalhe importante: Quinteiro conseguiu mais de 42 mil votos em 2016, quando era o favorito a disputar o segundo turno com Silvio Barros para o cargo de prefeito de Maringá. Foi surpreendido por Ulisses Maia, que faturou a sua primeira vitória no Executivo com incríveis 118 mil votos já no segundo turno, derrotando Barros.

    ULISSES X RATINHO
    Há uma tentativa de enfraquecimento da Gestão Ulisses Maia, que deverá ter com Edson Scabora o seu nome para a disputa da Prefeitura de Maringá neste ano. Uma das táticas é insistência de uma possível narrativa de afastamento entre Maia e o governador Ratinho Jr, que são do mesmo PSD.

    NO MESMO PALANQUE
    Ulisses Maia, no entanto, foi bem claro e direto na entrevista que concedeu ao vivo para o Pan News matutino desta segunda-feira (15): “Eu e o governador estaremos no mesmo palanque”, afirmou o prefeito de Maringá sobre o apoio nas eleições de 2024. Sobre isso, o repórter Victor Ramalho publicou reportagem hoje no Maringá Post.

    PT QUER VOLTAR À PREFEITURA
    Humberto Henrique voltou ao PT e pousou ao lado do presidente do partido na cidade, Mário Verri, que é vereador e vice-presidente da Câmara de Maringá. Saiu na foto também o presidente-geral da Itaipu, Enio Verri, e o deputado estadual Arilson Chiorato, atualmente presidente do PT-PR. O texto da postagem tem um tom elogioso: “Café com amigos que amam e entendem como é cuidar de Maringá e dos maringaenses.” Os petistas querem de volta a Prefeitura de Maringá.

    HAJA CORAÇÃO
    Páreo duro: confirmando uma nova candidatura de Humberto Henrique a prefeito de Maringá pelo PT, o contador terá como principais adversários Edson Scabora, Silvio Barros, Flávio Mantovani (que desmentiu à coluna um possível desejo de retornar à Câmara para ser presidente do Legislativo), Do Carmo e Homero Marchese.

    PRECISA MELHORAR
    Uma curiosidade quanto ao “descuido” de Humberto Henrique em suas redes sociais: ao lado da foto com a cúpula petista postada no Instagram, há uma postagem fixada do político datada de 25 de agosto de 2022 com o seu número quando ainda candidato a deputado federal pelo Solidariedade. Ele conquistou 7.982 votos e não conseguiu se eleger.

    MEXEU COM QUEM TÁ QUIETO
    Silvio Barros estava quietinho. Aproveitando férias com a família e pouco ou quase nada falando de eleições. Até que na última sexta-feira pipocaram os áudios falsos do ex-prefeito de Maringá dando a entender que não gostaria de ser candidato a prefeito, que isso é apenas um interesse do irmão dele, o político Ricardo Barros, e que Ulisses Maia deveria fazer um sucessor, já que a cidade estaria sendo bem administrada.

    SAIU PELA CULATRA
    Ainda não sabemos os autores de mais uma fakenews em Maringá. Considerado crime cibernético, os autores podem e devem ser responsabilizados. O que sabemos, porém, é o teor do posicionamento oficial do PP de Maringá: uma nota para a imprensa em que, nunca como antes, ficou tão evidente a possível candidatura de Silvio Barros à Prefeitura de Maringá.

    QUEM FEZ?
    A reportagem do Maringá Post em primeira mão sobre a circulação de áudios falsos do Silvio Barros instigou os comentaristas de plantão das redes sociais. Muitos opinaram que os áudios podem ter sido feitos intencionalmente pela equipe do ex-prefeito. Pouco provável.

    INVESTIGAÇÕES
    Fato é: a Polícia Federal anda de olhos bem abertos para desvendar crimes cibernéticos. Casos no Amazonas, Rio Grande do Sul e Sergipe estão no radar das autoridades de segurança. E, segundo o PP Maringá, o partido já solicitou “providências jurídicas à Justiça Eleitoral e Delegacia de Crimes Cibernéticos para identificação dos produtores e divulgadores dos áudios inverídicos”.

    *Wilame Prado atua como repórter e colunista do Maringá Post e editor na RIC Record TV Maringá. No site wilameprado.com, escreve crônicas, contos, reportagens e artigos de opinião.

    Comentários estão fechados.