A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, lança nesta quarta, 6, a cartilha “Hortas Urbanas e Periurbanas – Um caminho possível para a mudança”. O documento foi produzido pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (Uniespar/Campus de Campo Mourão).
O evento foi realizado às 9h30 no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (rua Antonio Volpato, nº 1488).
A cartilha, elaborada por pesquisadores do campo da formação humana, políticas públicas e produção do espaço Adilson Anacleto, Rhaíssa Souza da Silva Francisca Maria da Silva e Fábio Henrique Alburquerque de Jesus, valoriza as hortas comunitárias para promoção da segurança alimentar, ocupação do espaço urbano e geração de emprego e renda. Na prática, recomenda que terreno vazio, por exemplo, onde o mato pode se acumular e, eventualmente lixo, pode ser transformada numa horta urbana com notórias vantagens.
De forma didática e simplificada, a cartilha elenca informações importantes na organização dos espaços e manejos dos alimentos, além de apresentar alternativas diferentes de ocupação de espaços públicos e residenciais no cultivo de hortaliças, frutos, legumes e ervas medicinais.
“Nas hortas são produzidos, saudáveis e, na maioria das vezes, a produção é orgânica e não usa pesticidas no combate às pragas e doenças. Gera segurança alimentar e nutricional e pode ser fonte de renda”, diz a cartilha.
Sarandi possui 10 hortas comunitárias posicionadas em pontos estratégicos da cidade, beneficiando cerca de 400 famílias com a comercialização dos produtos cultivados. Anualmente, são produzidas 50 toneladas de alimentos livres de agrotóxicos. As hortas integram a estratégia do município pra fortalecer a segurança alimentar, promover a geração de renda e proporcionar produtos de qualidade especialmente sob o aspecto nutricional, exatamente objetivos defendidos na cartilha.
Foto: Prefeitura de Sarandi
Comentários estão fechados.