Nascido em Maringá, ex-juiz federal e hoje senador Sérgio Moro é citado no podcast ‘O Caso Leandro Bossi’

Na figura de juiz federal, o maringaense foi responsável pelo arquivamento de um caso envolvendo a morte brutal de uma criança no Paraná.

  • Na figura de juiz federal, o maringaense foi responsável pelo arquivamento de um caso envolvendo a morte brutal de uma criança no Paraná

    Por Wilame Prado

    Na figura de juiz federal, o hoje senador maringaense Sérgio Moro é citado no episódio 4 da série de podcast “O Caso Leandro Bossi”, do projeto Humanos, idealizado, roteirizado e dirigido por Ivan Mizanzuk, podcaster e professor universitário em Curitiba.

    O episódio em questão é intitulado como “Sandrinha”, menina de 11 anos morta em junho de 1989, em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. Durante anos, este caso (sem solução até hoje) foi repassado de mãos em mãos na Polícia Civil do Paraná, finalmente sendo arquivado por falta de provas. No entanto, uma possível relação com o Caso Evandro (também morto) e dos Meninos Esmaculados de Altamira (1989-1993), a Polícia Federal reabriu o caso, pois acreditava haver uma mulher suspeita em todos os crimes envolvendo crianças nos anos 1990.

    Tratava-se de Valentina de Andrade, julgada em Belém do Pará em 2003 e inocentada de qualquer acusação contra ela. “No calor do julgamento e baseado em supostas seitas satânicas espalhadas em celas em vários locais do País, foram abertos vários inquéritos pela PF, a fim de investigar uma possível relação de Valentina Andrade nas mortes brutais. O caso da Sandrinha foi reaberto em 2003, mas finalmente arquivado pelo então juiz Sérgio Moro em 2007”, explicou Mizanzuk no podcast.

    A reportagem do Maringá Post entrou em contato com a assessoria de Comunicação do senador Sérgio Moro, perguntando as motivações pelas quais o ex-juiz federal havia arquivado o caso. A assessoria, porém, informou que o parlamentar maringaense não se pronunciaria sobre o caso.

    “O que aconteceu com Leandro Bossi?”

    No dia 15 fevereiro de 1992, na cidade de Guaratuba, litoral do Paraná, o garoto Leandro Bossi (7 anos) desapareceu. Seu caso nunca foi devidamente investigado. Dois meses depois, no dia 6 de abril do mesmo ano, desapareceu em Guaratuba o garoto Evandro Ramos Caetano (6 anos). Os dois garotos eram muito parecidos fisicamente. Cinco dias depois, o corpo de Evandro foi encontrado com uma série de mutilações em um matagal da cidade.

    Em março de 1993, uma ossada foi encontrada naquele mesmo matagal. Ela tinha as roupas de Leandro Bossi. Após um exame de DNA feito naquele mesmo ano, foi constatado que a ossada não seria de Leandro. Por isso, durante todo esse tempo, o seu inquérito permaneceu aberto como um caso de criança desaparecida.

    Um novo exame de DNA feito em 2022 revelou que aquele resultado de 1993 era um falso negativo. A ossada era realmente de Leandro Bossi. Só que, passados 30 anos de seu homicídio, o caso de Leandro Bossi já está arquivado. A polícia não fará novas investigações.

    “Mas a família Bossi ainda quer respostas. E por isso, concluindo as investigações que começamos no Caso Evandro, e que continuaram em Altamira, nós decidimos investigar. Essa temporada é o resultado desse esforço”, informa os organizadores do Projeto Humanos.

    Sandrinha
    Em 1989, no município de Fazenda Rio Grande, Sandra Mateus da Luz, de 11 anos, desapareceu e, dias depois, foi localizada sem vida em uma mata perto de sua casa. Os detalhes desse caso inédito foram aprofundados no quarto episódio da série de podcast, no último dia 21 de novembro. No episódio dedicado a esse novo crime, o criador do projeto muda o foco de Guaratuba para a região da Grande Curitiba a fim entender quem foi Sandra – conhecida como Sandrinha -, saber sobre sua família e traçar uma retrospectiva do ocorrido. Provocando uma reviravolta na averiguação dos fatos, a história vem a público após a recente decisão da Justiça do Paraná de anular a condenação dos acusados no Caso Evandro.

    ‘O Caso Leandro Bossi’ é um podcast do Projeto Humanos, com produção do Estúdio 42. A série em áudio reúne a reconstituição do desaparecimento de Leandro Bossi, relembra seus pontos de contato com a morte de Evandro Caetano, além de apresentar novos caminhos e linhas de investigação que abrem diferentes perspectivas sobre os casos. Para ouvir, clique aqui.

    Comentários estão fechados.