Foto: Reprodução / UEM
Augusto Mariano Dias Batista, de 23 anos, é um apaixonado por desenho e mangá, as histórias em quadrinhos japonesas. Formado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), ele conseguiu realizar seu sonho de morar e estudar no Japão, graças ao seu esforço e ao apoio do Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) da UEM.
Augusto passou no Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT) e obteve um visto estudantil para ingressar na Yokohama Design College, uma das mais renomadas instituições de arte do país asiático. Lá, ele aprimora seus conhecimentos sobre o idioma e a cultura japonesa, além de fazer aulas de arte para mangá, sua grande paixão.
O jovem conta que o Curso Preparatório para o Teste de Proficiência Japonesa, ofertado pelo IEJ, foi fundamental para sua aprovação e adaptação no Japão. Ele elogia o trabalho da professora Kiyomi Tanaka Kanabushi, que ensinou não só a língua, mas também aspectos da vida cotidiana no Japão.
Augusto é natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e se mudou para Maringá para cursar Artes Visuais na UEM. Ele diz que sempre soube que queria ser desenhista e a graduação em licenciatura foi muito importante para ele desenvolver seu estilo próprio e aprender a ensinar.
Ele recomenda aos demais estudantes da UEM que aproveitem as oportunidades de atividades extracurriculares e que sejam mente aberta para explorar novos conhecimentos. Ele afirma que seu objetivo é se tornar um mangaká, um profissional de mangá, e que está feliz com sua escolha.
Confira
Graduado em Artes Visuais, Augusto Batista fez curso do IEJ e conseguiu vaga na Yokohama Design College
Comentários estão fechados.