O Instrument Landing System (ILS), que recebeu autorização de funcionamento nesta semana, vai reduzir a visibilidade mínima exigida para pousos e decolagens. Expectativa é que o equipamento comece a funcionar a partir de 28 de dezembro.
Por Victor Ramalho
O Aeroporto de Maringá terá um novo equipamento para auxiliar voos em dias de baixa visibilidade da pista. Trata-se Instrument Landing System (ILS), um instrutor eletrônico de voo que vai permitir o não cancelamento de pousos e decolagens mesmo em dias de chuva ou nevoeiros.
O equipamento funciona diminuindo a visibilidade mínima exigida para que um avião pouse ou decole da pista maringaense. Atualmente, essa visibilidade é de 2 mil metros em algumas ocasiões. Com o ILS, no entanto, ela poderá ser reduzida para apenas 1,2 mil metros e a altura de 78,6 metros para 39,60 metros, aproximadamente.
O instrutor eletrônico recebeu permissão de funcionamento nessa terça-feira (21), pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, órgão ligado a Força Aérea Brasileira (FAB). Com a chamada “Carta de Pouso por Instrumento” emitida, o Aeroporto de Maringá terá autorização para operar sobre o ILS a partir do dia 28 de dezembro, como determina o calendário internacional de novos procedimentos em aeroportos.
Segundo o superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Fernando Rezende, a instalação do equipamento ajudará a expandir as operações da unidade, que atua para ter autorização de operacionalização de cargas internacionais.
“O ILS também é um diferencial para o transporte de cargas. Com o instrumento, novas empresas poderão optar por Maringá, já que aqui os voos dificilmente serão cancelados”, explica. O Aeroporto está apto para operação de cargas internacionais e aguarda homologação final da Receita Federal”, disse.
Foto: Arquivo/PMM
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