Prefeitura implanta projeto para desenvolver hábito da leitura entre alunos da rede municipal

Com a iniciativa, os estudantes têm acesso à leitura por meio de material próprio e de forma individualizada.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    A leitura é essencial no processo de ensino-aprendizagem e ferramenta para o desenvolvimento intelectual. Para estimular a prática da leitura entre os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, a Prefeitura de Maringá implantou o projeto ‘Amigos da Leitura’.

    Com a iniciativa, os estudantes têm acesso à leitura por meio de material próprio e de forma individualizada, com atividades para interpretação e potencialização do processo de alfabetização.

    A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca que o projeto é uma ferramenta importante para desenvolver a capacidade de interpretação, senso crítico e outras habilidades. “Antes do projeto, o incentivo à leitura ocorria, em grande maioria, de forma coletiva. Agora, com o fortalecimento das equipes e o início do projeto, o acompanhamento passou a ser individual, com tomadas de leitura e outras atividades interativas”, explica.

    Para o desenvolvimento da iniciativa, a Secretaria de Educação fortaleceu as equipes escolares, incluindo a contratação de 38 estagiários. O projeto ‘Amigos da Leitura’ faz parte das iniciativas do município para adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O objetivo é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental.

    “A ideia é potencializar o processo de alfabetização e garantir que os alunos tenham esse acompanhamento individualizado e aprendam a explorar as diversas possibilidades proporcionadas pela leitura”, diz a secretária de Educação.

    Além do ‘Amigos da Leitura’, o município intensificou as formações de língua portuguesa e matemática para os professores da rede municipal e segue com o projeto ‘Aprender Mais’, iniciativa que oferta atividades de português e matemática no contraturno para recuperação da aprendizagem.

    Foto: Eloá Costa / PMM

    Comentários estão fechados.