Por Murillo Saldanha / PMM
No último sábado, 21, a Prefeitura de Maringá abriu todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o ‘Dia D de Vacinação’ e coleta de exame preventivo.
Além disso, com foco na saúde da mulher, a comunidade teve acesso a diversos serviços no Terminal Urbano durante o Paraná Rosa em Ação, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.
A grande mobilização aplicou 3.907 doses de vacinas de rotina, Covid-19 e gripe. Desse total, 2.263 foram aplicadas em crianças e adolescentes menores de 15 anos, público-alvo da Campanha de Multivacinação.
O número representa 57% da quantidade de imunizantes aplicados. As equipes de saúde avaliaram, tanto nas UBSs como no Terminal Urbano, 3.181 carteirinhas de vacinação, das quais 1.915 eram de menores de 15 anos. Dentro da programação do ‘Outubro Rosa’, também foram realizados 671 exames preventivos de colo de útero.
Apenas no Terminal Urbano, cerca de duas mil pessoas participaram das atividades e tiveram acesso a diversos serviços. Além do ′Paraná Rosa′, com ações voltadas à saúde da mulher, também foram realizadas edições dos projetos ′Prefeitura nos Bairros′, iniciativa que aproxima a gestão municipal das pessoas; ′Moeda Verde′, para troca de recicláveis por hortifrutis; e Óleo Zero′, para troca de óleo de cozinha usado por sabão.
O prefeito Ulisses Maia participou das ações e destacou a importância de iniciativas que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida das mulheres. “É fundamental aproximarmos os serviços de saúde das pessoas. Com essa grande mobilização, garantimos que toda a comunidade, especialmente as mulheres, pudessem ser atendidas de forma rápida”, disse. Para marcar o ‘Dia D de Vacinação’, o prefeito se vacinou e reforçou a importância das altas coberturas vacinais para evitar a volta de doenças já erradicadas no país.
Campanha de Multivacinação
A Campanha de Multivacinação segue até 27 de outubro com diversas ações. O objetivo é reforçar a cobertura vacinal, principalmente entre crianças e adolescentes menores de 15 anos. Durante a campanha, os pais ou responsáveis devem procurar as UBSs e levar a carteirinha de vacinação das crianças para avaliação.
A Prefeitura reforça que a vacinação nas UBSs Quebec, Pinheiros e Zona Sul segue em horário ampliado, com atendimento até às 20h30. Para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF. Clique aqui e confira o horário de vacinação em cada UBS.
Foto: Rafael Macri / PMM
Comentários estão fechados.