Vereadores irão homenagear professora Elza Korneiczuk Meller com Cidadania Benemérita

Ao longo de 75 anos em Maringá, Elsa Korneiczuk Meller estudou, formou-se professora e trabalhou incessantemente em favor da educação.

  • A Câmara de Maringá irá realizar uma sessão solene nesta quinta-feira (19) às 19 horas para a entrega do título de Cidadania Benemérita à professora Elza Korneiczuk Meller, por proposição do presidente do Legislativo, vereador Mário Hossokawa.

    Elza chegou a Maringá com sua família em 1948, com apenas cinco anos de idade. Ao longo desses 75 anos, estudou, formou-se professora e trabalhou incessantemente em favor da educação, tendo contribuído para a fundação da Faculdade de Filosofia, Letras e Artes, instituição onde se graduou em Ciências Biológicas em 1970 e que deu origem à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ela cedeu a sala de sua própria casa para que fossem elaborados os projetos e a documentação necessária para a implantação da instituição.

    Ao lado do professor Amaury Meller, seu marido na época, Elza criou em 1967 o primeiro curso supletivo de Maringá para jovens acima de 16 anos – na época chamado de mini-ginásio. Desse curso nasceu o Colégio Paraná. Em sua extensa carreira na docência, ela atuou como professora de Matemática e Desenho nos colégios João XXIII e Paraná por vários anos. Em 1981, iniciou o Curso Alfa Vestibulares, que preparou milhares de alunos para ingressar na universidade.

    Em 1996, inspirada pela experiência adquirida ao longo de vários anos dedicados à educação, Elza e o professor Amaury criaram o Centro de Ensino Superior do Paraná, Mantenedora da Faculdade Maringá, instituição onde ainda hoje é Diretora Acadêmica.

    Foto: Arquivo Pessoal

    Comentários estão fechados.