Ex-aluno da UEM é aprovado em doutorado em Luxemburgo

Graduado e mestre pela UEM, Adriano Carvalho irá realizar o Ph.D. na Universidade de Luxemburgo.

  • Foto: Reprodução / UEM

    Graduado e mestre pela UEM, Adriano Carvalho irá realizar o Ph.D. na Universidade de Luxemburgo 

     professor temporário do Departamento de Engenharia Civil (DEC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aluno egresso do curso de Engenharia Civil, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV), e atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (PPGECiv-UFSCar), Adriano Silva de Carvalho, de 25 anos, é aprovado para realização de um Ph.D. pleno na Universidade de Luxemburgo.

    O processo seletivo foi globalmente com candidatura livre para alunos de diferentes países. A vaga era para realização de Ph.D. (Philosophy Doctor) na Universidade de Luxemburgo, no grupo de pesquisa em engenharia de estruturas, mais especificamente ligado à ArcelorMittal Chair of Steel Construction, uma cátedra da universidade para estudo do comportamento mecânico de estruturas de aço.

    O processo consistiu em uma seleção preliminar dos candidatos inscritos e na realização de uma entrevista. Carvalho compartilha que “A vaga a qual me inscrevi era mais voltada a área de metalurgia. Ocorre que durante a entrevista me informaram que eu não tinha exatamente a formação esperada para esta vaga, contudo, gostaram do meu currículo e me ofereceram a oportunidade de realizar a entrevista para uma vaga em engenharia de estruturas, mais voltada ao meu perfil de formação, uma vez que sou engenheiro civil”.

    Após a entrevista inicial, foi realizada uma prova sobre conhecimentos ligados à área de engenharia de estruturas, análise e projeto de estruturas metálicas. Além de outra entrevista, dessa vez sobre conhecimentos técnicos em simulação computacional e alguns tópicos relevantes à pesquisa. “Ao final das entrevistas e do processo avaliativo fui informado da aprovação no processo, momento no qual me explicaram mais sobre como funcionaria a realização do Ph.D.”, diz Adriano Carvalho.

    Experiência

    Atualmente, Adriano Carvalho é professor assistente nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica. Ele leciona as matérias de mecânica das estruturas e mecânica e resistência dos materiais. Antes da aprovação no Ph.D em Luxemburgo havia iniciado doutorado no Brasil no PPGECiv com a pesquisa “Estudo numérico de pavimentos mistos contínuos com perfis alveolares em aço de alta resistência e lajes em concreto de alto desempenho”, sob orientação do professor do PCV-UEM Carlos Humberto Martins. Atualmente é bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vinculado à Chamada Pública 023/2022 – Inova-Nióbio.

    Ainda, desenvolve dois projetos de pesquisas: “Perfis Alveolares de Aço de Alta Resistência (Fe-Nb) em Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Alto Desempenho para Obras de Infraestrutura” e “Investigação de vigas Angelinas mistas de aço-concreto com lajes em concreto reforçado com fibras de aço (CRFA) e concreto de agregado reciclado reforçado com fibras de aço (CARRFA) em situação de incêndio”, ambos também coordenados pelo professor Martins.

    Além disso, participou do laboratório de análise numérica de estruturas do DEC, grupo de pesquisa com ênfase no estudo do comportamento de estruturas metálicas e mistas aço-concreto, por meio de análises numéricas utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF), e realizou pesquisas a respeito do comportamento de estabilidade de estruturas metálicas, especialmente sobre o comportamento de vigas com aberturas sequenciais ao longo da alma em padrão senoidal. A sua atuação no contexto da pesquisa em simulação computacional realizada no laboratório levou à publicação/aceite de 14 artigos científicos em revistas internacionais, dos quais 12 são em revistas com extrato A, consideradas entre as melhores do mundo na pesquisa sobre comportamento mecânico de estruturas metálicas.

    Comentários estão fechados.