Prefeitura de Maringá tem 250 servidores nas ruas para desobstrução após temporal; saiba como solicitar ajuda

O telefone 156 está funcionando neste domingo para receber solicitações de remoção de árvores e galhos.

  • Foto: PMM

    A prefeitura de Maringá continua neste domingo, 8, desde cedo, com a limpeza das vias e a retirada de árvores e galhos que caíram após o temporal que atingiu a cidade. Cerca de 250 servidores municipais trabalham em vários locais. O telefone 156 está funcionando neste domingo para receber solicitações de remoção de árvores e galhos.

    O Gabinete de Gestão de Crise foi acionado e mobilizou equipes das secretarias de Limpeza Urbana, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Segurança, Assistência Social, Instituto Ambiental de Maringá e Defesa Civil, além da Copel e do Corpo de Bombeiros. Cerca de 40 árvores de grande porte foram removidas até agora.

    “Logo que o temporal aconteceu, as equipes começaram um trabalho intenso e sem parar para normalizar a situação na cidade. Ontem tivemos chuva de granizo e ventos muito fortes e a prioridade é garantir a segurança da população e liberar as vias da cidade”, disse o coordenador do Gabinete de Gestão de Crise e secretário de Segurança, Ivan Quartaroli.

    Neste sábado, 7, choveu granizo e ventou forte em Maringá. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), choveu cerca de 30 mm entre sábado e às 8h de domingo, 8.

    A Copel tem 65 equipes trabalhando para restabelecer a energia na cidade, com reforço de equipes de Curitiba, Cianorte, Cascavel, Ubiratã, Umuarama, Altônia, Loanda e Paranavaí.

    Canais de atendimento – Em caso de emergências com risco de morte, deve-se ligar no 193, do Corpo de Bombeiros. Quem teve as casas destelhadas pode pegar lonas na sede do Corpo de Bombeiros, na esquina da Avenida Guaíra com a Avenida Paraná, Zona 7.

    Para pedir a retirada de árvores e galhos, os moradores devem ligar no telefone 156, usar o aplicativo 156 ou o site da prefeitura (clique aqui). Os telefones da Defesa Civil são (44) 99103-8319 e (44) 98402-0278.

    Quem encontrar pessoas em situação de rua pode ligar para o serviço de abordagem social do município, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.

    Saúde – O Pronto Atendimento à Criança (PAC), no Jardim Alvorada, está sem atendimento pela falta de energia elétrica causada pelo temporal. Os pacientes que estavam internados foram levados para outras unidades. Os atendimentos de pediatria são na UPA Zona Sul. A Copel foi chamada para consertar a rede elétrica do PAC.

    A UPA Zona Norte está com geradores e atende normalmente, mas não faz exames de raio-x. Os exames são na UPA Zona Sul. Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sem energia elétrica e as vacinas foram levadas para a sede da Secretaria de Saúde para não estragar.

    Unidades escolares – Vinte e oito unidades escolares estão sem energia neste domingo, 8. A Secretaria de Educação guardou os alimentos congelados, como carnes e picolés, que seriam dados nas escolas no Dia das Crianças.

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