Neste domingo, 1°, cinco conselheiros tutelares e suplentes foram eleitos por meio de votação. O processo eleitoral aconteceu no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Sarandi, com a participação de mais de 2 mil votantes.
A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Justiça Eleitoral.
O próximo passo será o curso de qualificação com eleitos e suplentes, a fim de capacitá-los para o exercício da função. A posse dos novos conselheiros acontece no dia 10 de janeiro de 2024. Os suplentes serão convocados para possíveis substituições em caso de férias, atestados acima de 30 dias, ou afastamento.
Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os órgãos são autônomos permanentes que integram a administração pública local. Em todo o país, mais de 30.500 conselheiros foram eleitos neste domingo. Entre 2024 e 2027, os servidores atuarão na garantia do cumprimento dos direitos dos cidadãos com menos de 18 anos.
CONFIRA OS ELEITOS:
Bruno Martini – 525 votos
Ilda Bernardino – 433 votos
Valdir Costa – 298 votos
Franciele Farias – 257 votos
Bianca Aparecida – 150 votos
SUPLENTES
Prof° Edna Kilp – 141 votos
Nildete Ávila – 115 votos
Jurlene – 102 votos
Vagner Tubaína – 93 votos
Prof° Adriana – 41 votos
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Comentários estão fechados.