A cidade de Maringá recebeu centenas de indígenas nesta sexta-feira (22) para o início da etapa local dos Jogos Indígenas, dentro dos Jogos de Aventura e Natureza. A competição, que celebra a cultura e a tradição das comunidades, é realizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa do Estado do Paraná, em parceria com a Secretaria de Esporte, e aguarda a participação de sete aldeias, totalizando 400 pessoas competindo em diversas modalidades esportivas e culturais.
As aldeias representadas nesta edição são Marreca, da cidade de Turvo; Terra Indígena Faxinal, de Cândido de Abreu; Ivaí, de Manoel Ribas; Terra Indígena, de Mangueirinha; Mococa, de Ortigueira; Rio das Cobras, de Nova Laranjeira; e Terra Indígena Tamarana, de Tamarana.
As competições serão realizadas em diversas modalidades coletivas e individuais, com destaque para o futebol feminino e masculino, peteca, malha, cabo de força, corridas de velocidade e de fundo, arremesso de lança, arco e flecha, além de lutas corporais. A diversidade de modalidades reflete a riqueza das tradições indígenas e a importância de preservar e promover essas práticas esportivas e culturais.
A cerimônia de recepção começou a partir das 17 horas de sexta (22), quando os participantes serão recepcionados por professores e pelo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) durante um jantar no Restaurante Universitário (RU).
No sábado (23), as atividades terão início cedo, às 8h30, com apresentações culturais. Logo em seguida, às 9 horas, acontecerá a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Indígenas na UEM. Às 11h, os participantes se dirigirão à Praça da Catedral de Maringá, onde terá início a abertura dos Jogos de Natureza, promovendo uma integração cultural. Às 13 horas, começarão oficialmente as competições esportivas, marcando o início das disputas que vão até o último dia do evento.
“Neste ano, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, os Jogos de Aventura e da Natureza, realizados pelo Governo do Estado do Paraná, trazem como novidade os Jogos Indígenas, valorizando essa cultura milenar que tanto enriquece a história paranaense nacional”, disse a diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Clemilda Santiago Neto.
Confira a programação de atividades:
– Festival da Família: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2
– Jogos Indígenas: 23 e 24, às 9h – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Av. Colombo, 5790 – Zona 7
– Copa TCL Cross Country: 24, às 8h – Distrito Floriano, Av. Antônio Santiago Gualda, ao lado da horta comunitário
– Wheeling: 24, às 19h – Estacionamento da Vila Olímpica, Av. Colombo – Zona 7
– Crossgames: 23, às 7h – Estacionamento da Vila Olímpica, Av. Colombo – Zona 7
– Punhobol: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2
– Patinação de velocidade: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2
– Estilingue: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2
– Baseball kids: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2
– Paredão de escalada: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2
– Maratoninha: 23, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2
– Balonismo: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2
– Skate: 23 e 24, às 9h – Vila Olímpica, Av. Duque de Caxias, 1368 – Zona 7
-Punhobol: 25 a 29, às 9h – Escolas públicas
– Mano a mano X1: 30/09 a 1/10, às 9h – Centro Esportivo Municipal Miosotis, Rua Hermínio Girardi, Conjunto Habitacional Hermann Moraes Barros
– Teqball: 30/09 a 1/10, às 9h – Centro Esportivo Municipal Miosotis, Rua Hermínio Girardi, Conjunto Habitacional Hermann Moraes Barros
– BMX Freestyle: 29/09 a 1/10 – CT BMX Freestyle, Rua Policial M. Dulci Juvêncio, 382 – Conjunto Habitacional Requião
– Futevôlei: 23 a 24, às 9h – Arena Volpato, Rua Pioneiro Carlos Bulla, 571 – Jardim Paraíso
Foto: Isis Oliveira/SEMIPI
Comentários estão fechados.