Festival Paralímpico em Maringá promove a inclusão por meio do esporte neste sábado

O objetivo é proporcionar, de forma recreativa, a vivência de vários esportes para crianças de 8 a 17 anos, com ou sem deficiência.

  • Foto: Arquivo / PMM

    Neste sábado, 23, das 8h às 12h, o Ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica, será palco do Festival Paralímpico em Maringá. O evento é uma iniciativa do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Maringá, com apoio da Prefeitura. O objetivo é proporcionar, de forma recreativa, a vivência de vários esportes para crianças de 8 a 17 anos, com ou sem deficiência.

    O festival não é uma competição, mas um evento festivo que celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro). Nesta etapa, serão oferecidas atividades de atletismo, parataekwondo, bocha e vôlei sentado. As inscrições para participar do festival estão abertas e podem ser realizadas pela internet [aqui]. Em maio deste ano, mais de 160 crianças e adolescentes participaram da primeira etapa do Festival Paralímpico.

    O secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, explica que o festival é uma oportunidade para as crianças terem o primeiro contato com o esporte. “Muitas vezes é durante essa iniciativa que as crianças têm o primeiro contato com o esporte”, diz.

    Maringá é uma cidade que desenvolve ações e políticas públicas voltadas para a inclusão social e a participação plena das pessoas com deficiência. No esporte, há vagas reservadas para pessoas com deficiência nas turmas de natação e hidroginástica do Centro Social Urbano (CSU). Além disso, há entidades conveniadas ao município que atendem paratletas de rendimento, que também recebem bolsas atleta e técnico.

     

    Comentários estão fechados.