Nesta quarta-feira (20), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta relacionado ao clima para a cidade de Maringá, sobre uma onda de calor que se aproxima da região.
A faixa norte do Paraná deve ser atingida de maneira mais intensa pela massa de ar seco. De acordo com a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as temperaturas devem superar os 40ºC no fim de semana.
O Inmet também emite orientações importantes para os residentes: em caso de rajadas de vento, é recomendável evitar abrigar-se debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, bem como evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia também é aconselhável.
No que diz respeito à onda de calor, o Inmet colocou Maringá em alerta laranja devido à intensa onda de calor que afeta o Brasil. Esse aviso de perigo permanecerá em vigor até as 18 horas de domingo, 24 de setembro, com a umidade relativa do ar variando entre 28% e 77%. Esse cenário cria riscos adicionais, como incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Na quinta-feira, 21, é esperado um cenário com pouca chuva no Paraná. O ar permanece aquecido em todo o estado, com temperaturas superando os 30°C na maioria das regiões, e apenas o centro-sul paranaense apresenta possibilidade de chuvas rápidas e localizadas à tarde.
Foto ilustrativa: Canva
Comentários estão fechados.