Foto: Rafael Macri / PMM
A Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Netto (Biblioteca Centro) tem cerca de 40 mil livros no seu acervo, que abrange a literatura adulta e infantojuvenil e outras áreas do conhecimento. O espaço completa 60 anos de fundação na quinta-feira, 7. Para marcar o aniversário, haverá várias atividades no local nesta terça-feira, 5, e quarta-feira, 6. A programação inclui apresentações musicais, contação de histórias e uma ′Noite na Biblioteca′ com brincadeiras.
Nos primeiros seis meses deste ano, cerca de 90 mil pessoas visitaram o local, com 30 mil empréstimos realizados. Foram comprados novos livros com um investimento de R$ 30 mil.
“A Biblioteca Centro preserva a história de Maringá”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião. A Secretaria de Cultura administra seis bibliotecas na cidade. Nos últimos anos, o acervo aumentou de 140 mil para 145 mil volumes. O número de usuários cadastrados também cresceu e chegou a 82 mil pessoas.
As atividades dos 60 anos da Biblioteca Centro começam nesta terça-feira, 5, a partir das 14h, com a apresentação do violeiro Henrique Meira e contação de histórias com Francisco Pinheiro. Na quarta-feira, das 19h às 21h, acontece a ação ′Noite na Biblioteca – Alice: brincando entre as estações do País das Maravilhas′.
A Biblioteca Centro recebeu melhorias estruturais nos últimos anos, como a troca de todos os computadores e a implantação do Sistema Pergamum, que ajuda a organizar o acervo.
A Biblioteca Centro foi inaugurada em 1963 com um acervo de 5 mil títulos que faziam parte da primeira biblioteca da cidade, que ficava no antigo prédio da Prefeitura. A atual sede na Avenida Horácio Racanello é o terceiro endereço da biblioteca. Em 1975, recebeu oficialmente o nome do professor Bento Munhoz da Rocha Netto.
Os livros da Biblioteca Centro podem ser emprestados por toda a comunidade, basta fazer um cadastro no local. É permitido empréstimos de até três livros, com dez dias de prazo para devolução. A renovação poderá ser feita caso não haja outro interessado.
Comentários estão fechados.