Por Wilame Prado
Prestes a lançar um novo álbum, o músico e compositor Humberto Gessinger retornou ao Estado para shows em Ponta Grossa (na última sexta) e em Maringá, atração que lotou o centro de eventos Paraná Expo no sábado (2) e que revelou a boa forma musical do quase sexagenário (faz 60 anos em dezembro) eterno líder da banda Engenheiros do Hawaii.
Fazia pouco tempo que Gessinger havia tocado em Maringá, o penúltimo show foi em 2022. Mas no show do sábado passado ele parece ter dado um salto de qualidade gigantesco no espetáculo musical como um todo. Os parceiros do power trio Felipe Rotta (guitarra e violão) e Rafael Bisogno (bateria e percussão) apresentaram entrosamento, sintonia e grande qualidade musical ao lado do compositor gaúcho que, além de cantar, ainda toca baixo, viola, teclado e gaita durante o show.
No show em Maringá de Humberto Gessinger, destaque também para a composição visual da apresentação, que investiu em uma espécie de filme mudo mostrando no telão as dezenas de capas da banda do Engenheiros do Hawaii (nascida em 1985), trechos das letras de músicas e ainda fotos do acervo particular de Gessinger, inclusive da época de infância e adolescência. Para quem é fã da banda, soou como uma sensação de nostalgia acertada ao casar composições de imagem com o setlist escolhido para o show, que sempre mescla clássicos e canções dos discos mais recentes.
Shows de Gessinger costumam ser cantados pelo público do início ao fim, e nesta apresentação mais recente em Maringá não foi diferente. Os fãs sabem as letras de praticamente todas as músicas em toda sua extensão, e se deixam levar pelas histórias, crônicas e achados poéticos e filosóficos que se tornaram marca registrada dos Engenheiros do Hawaii.
Para os fãs mais conectados às notícias de Gessinger, o show do último sábado em Maringá só decepcionou por um fator: a ausência de qualquer canção inédita que comporá, a partir deste mês de setembro, o novo álbum da banda, que também já tem nome: “4 Cantos de Um Mundo Redondo”. As faixas do novo trabalho de Gessinger ao lado de Rotta e Bisogno começam a ser liberadas a partir desta terça-feira (5), conforme anunciou o músico gaúcho em suas redes sociais.
O maringaense, portanto, terá que esperar até 2024 para ouvir canções inéditas de Gessinger em um novo show na cidade. Mas certo é que, entoando clássicas ou músicas fresquinhas, o músico gaúcho continuará tendo ao seu lado milhares de vozes cantando todas as letras, de cabo a rabo, pois essa é a grande marca do público que segue os Engenheiros do Hawaii por décadas a fio.
PRÓXIMOS SHOWS DO GMC EVENTOS EM MARINGÁ
NX ZERO, no dia 9 de setembro
ALEXANDRE PIRES, no dia 15 de setembro
FALCÃO E CHARLIE BROWN JR., no dia 30 de setembro
CAPITAL INICIAL, no dia 3 de novembro
ZÉ NETO E CRISTIANO, no dia 25 de novembro
Informações: @gmceventos
Comentários estão fechados.