Foto: Ana Carolina / PMM
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá iniciou a remoção de veículos em estado de abandono das vias da cidade. A remoção e guarda dos veículos é feita por uma empresa contratada por licitação. O serviço, que será permanente, é fiscalizado pelos agentes da Semob.
Uma lei municipal de 2013 proíbe o abandono de veículos, inclusive sucateados, nas vias públicas. A empresa é acionada pela Semob quando são identificados veículos abandonados, estacionados irregularmente, com licenciamento incorreto ou em situação irregular flagrados durante operações de blitz. Os automóveis são levados para o pátio da empresa e os proprietários notificados. Caso não sejam retirados, os veículos vão a leilão.
Segundo o diretor de operações da Semob, Gilson Dias, a remoção dos veículos em estado de abandono vai liberar vagas de estacionamento nas ruas. Ele disse que os agentes são treinados para fazer a análise correta e acionar a empresa responsável pela retirada. Ele informou que há 530 solicitações na Ouvidoria Municipal para remoção de veículos abandonados. Desse total, diversos pedidos são para o mesmo veículo.
Nos primeiros sete dias de operação, foram guinchados dez veículos em estado de abandono, 12 estacionados de maneira irregular e sete sem licenciamento. Além disso, foram realizadas operações integradas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Nas operações, foram recolhidos 12 veículos em situação irregular, como escapamento adulterado, falta de documentação pessoal, motocicletas baixadas (que deveriam ir para desmanche, mas são vendidas ilegalmente) e veículos não licenciados.
Comentários estão fechados.